Pedagogo Aguinaldo Rosa reclama de entulho ocupando estacionamento para PcD, na Pedreira
Segundo o denunciante, os entulhos também estão impedindo o escoamento da água da chuva para os esgotos
Segundo o denunciante, os entulhos também estão impedindo o escoamento da água da chuva para os esgotos
Uma vaga de estacionamento para pessoas que usam cadeiras de rodas foi tomada por entulhos no bairro da Pedreira, em Belém. O flagrante foi feito na travessa Lomas Valentinas, entre as avenidas Marquês de Herval e Visconde de Inhaúma. Segundo denúncias do pedagogo Aguinaldo Rosa, os entulhos estão impedindo o escoamento da água da chuva para os esgotos. Ele reforça que já faz um mês que os resíduos foram colocados por um vizinho que teria solicitado a retirada dos entulhos por várias vezes e ainda não teve retorno.
Entre os problemas, os entulhos estão obstruindo a vala, danificando parte das calçadas e, com o grande acúmulo dos resíduos, está pegando partes da pista. Por conta disso, os veículos estão parando na faixa de trânsito, causando congestionamentos.
"Eles começaram a colocar esses lixos de materiais de construção e vai acumulando. Mas infelizmente o trabalho de recolhimento dos lixos está meio capenga", conta Aguinaldo.
VEJA MAIS:
"Essa situação é triste, porque isso envolve a saúde pública. Essa sujeira atrai rato, também atrai outras doenças, pois com a chegada das chuvas, as águas não vão para o esgoto, pois o entulho atrapalha o escoamento e os alagamentos invadem nossas casas", diz o pedagogo.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, em nota enviada nesta terça-feira (29), que vai enviar uma equipe ao local. Se constatado o problema, o órgão irá notificar a empresa responsável pelo serviço, para que a coleta de lixo na área seja regularizada.
"A Sesan solicita à população que contribua com a fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com o órgão.A Secretaria ressalta que de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato", comunicou.
O órgão municipal de saneamento reforçou sobre o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.