Mais lixo: falta de separação de resíduos na Cremação prejudica a vida de coletores
De acordo as denúncias, a população descarta resíduos de forma inadequada, misturando restos de materiais de construção com resíduos orgânicos e plásticos
De acordo as denúncias, a população descarta resíduos de forma inadequada, misturando restos de materiais de construção com resíduos orgânicos e plásticos
Na passagem Silva, entre a travessa 14 de Março e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro da Cremação, em Belém, a falta de coleta de lixo e entulho causa muitos transtornos, especialmente para o trabalho dos coletores. As reclamações também afirmam que falta separação de resíduos por parte da população. A equipe de reportagem esteve no local e conversou com a coletora Viviane. Ela disse que seu serviço é prejudicado de forma recorrente por falta de conscientização.
"Eu dependo disso aqui, eu não sei fazer mágica sem tirar os materiais e rasgar os sacos. Eu preciso abrir as sacolas. Eu peço, por favor, que separem o material, porque fica bem mais fácil para gente trabalhar", desabafou Viviane. Segundo a denunciante, a falta de separação do lixo obriga os coletores a rasgarem os sacos para realizarem a coleta adequada. Mas os resíduos acabam ficando espalhados de forma preocupante.
VEJA MAIS:
"As equipes levam, apenas, os resíduos embalados, mas o lixo espalhado não é coletado pelos carros de lixo. Na rua dos Timbiras, tem carro para entulho, mas o pessoal tem preguiça de descartar seus entulhos lá e jogam aqui. Os carros coletores vem aqui, mas não vão levar paus, cimento ou lajota e tudo isso vai ficando por aqui", contou.
Moradores alegam que a área não possui fiscalização para coleta de lixo. Há locais com coletores, mas a população foi impedida de descartar resíduos. A comunidade reclama que o local necessita de pontos de coleta, pois o lixo pode cair no canal ou contaminar a área.
Serviço de Zap-Entulho
Em nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que vai recolher o entulho no local citado e que dispõe do Zap-Entulho, serviço gratuito, para solicitação de coleta de resíduos com até um metro cúbico por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: (91) 98499-0059.
A nota também ressaltou que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulho é crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato. "A Sesan pede à população que contribua com essa fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com o órgão.", destacou.
O projeto “Você Repórter” busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando o jornalismo comunitário e colaborativo. Para participar, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a Redação Integrada de O LIBERAL, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.