MENU

BUSCA

Despachante Patrício Siqueira reclama de fiação solta na avenida Mangueirão

Pedestres evitam utilizar a calçada diante dos fios emaranhados. Por isso, acabam caminhando pela via em meio a riscos de acidentes, afirma o denunciante

O Liberal

Pedestres e moradores estão preocupados com fios e cabos soltos dos postes, que estão caídos pela calçada da avenida Mangueirão, no trecho próximo a avenida Augusto Montenegro, no bairro do mesmo nome, em Belém. A população diz que há riscos devido aos cabos atrapalharem o caminho e causar possíveis acidentes que podem envolver eletricidade. O despachante Patrício Siqueira conta que os pedestres evitam utilizar a calçada diante do emaranhado de fios e se arriscam a caminhar pela via.

"A gente fica afastado, já que não sabemos que tipo de cabos são esses. Uma vez, uma conhecida estava caminhando por aqui e passou por meio dos fios. Ela quase morreu enforcada. Outro dia, um idoso de 90 anos tentou passar pela calçada e acabou trançado por dentro por meio dos fios. E se isso fosse de alta tensão? Isso é um risco", conta Patrício.

Segundo as denúncias, os cabos estão tombados há mais de um mês. O local também virou um ponto recorrente para furto de cabos. Criminosos estariam cortando fios dos equipamentos para retirar e realizar a venda de cobres. Há uma grande extensão de emaranhados de fios caídos no perímetro. Denunciantes também reclamam que as calçadas foram tomadas pelos cabos tombados.

VEJA MAIS:

Procurada pela reportagem, a Equatorial Pará informou, por meio de nota divulgada na última terça-feira (17), que enviou ao local uma equipe técnica. A concessionária constatou que a fiação caída é de telefonia. "A empresa reforça que as ações de instalação, manutenção e retirada dos cabos de empresas de telecomunicação (internet, TV à cabo, fibra óptica, telefonia fixa e sonorização), que compartilham o uso dos postes de energia, são de responsabilidade das mesmas", disse.

Entretanto, a distribuidora de energia ressalta que é um agente fiscalizador. "Quando identificada alguma irregularidade técnica, é realizada a notificação às empresas responsáveis para que executem a regularização", diz o comunicado.

Com relação aos furtos, a Polícia Militar também informou, por meio de nota, que atua diariamente com policiamento ostensivo. Já a Guarda Municipal de Belém (GMB) comunicou que, até o momento, não constam registros no sistema de furtos de cabos na Avenida Mangueirão. Contudo, as rondas por meio de motos e viaturas da GMB da área serão intensificadas.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter