MENU

BUSCA

Comerciante Beatriz Silva afirma que mangueira sofre risco de queda na rua dos Mundurucus

A comunidade colocou uma placa de aviso para alertar sobre o risco de queda da árvore

O Liberal

Uma mangueira localizada na rua dos Mundurucus, no trecho entre as travessas Três de Maio e Nove de Janeiro, no bairro da Cremação, em Belém, está com risco de queda, segundo denúncias da comerciante Beatriz Silva, moradora do bairro. A comunidade colocou uma placa de aviso com madeiras em frente e no entorno do vegetal para que nenhum veículo estacione ao lado e para que pedestres não se aproximem da área.

Os moradores também dizem que a árvore está apoiada em cabos telefônicos dos postes. Eles afirmam que os galhos estão podres e já teriam sido despencados se não fosse o apoio da fiação telefônica. Um dos galhos está abatido após um carro coletor ter tombado com a árvore, de acordo com as denúncias.

Equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) estava no local, durante a reportagem. Os agentes da Semma informaram que vão retirar o galho quebrado e fazer a poda da árvore. No perímetro, também foi visto um ipê plantado pela vizinhança, mas a planta deverá ser retirada por conta das raízes estarem apodrecidas. Beatriz Silva conta que o ipê não caiu na via devido ao apoio dos galhos nos cabos telefônicos.

VEJA MAIS: 

Durante a reportagem, a equipe técnica da Semma realizou análises em uma outra árvore, no mesmo perímetro, devido a sua inclinação. A denunciante acrescenta sobre os riscos de queda da árvore. "É arriscado, já que tem criança que brinca por aqui. Aqui tem um alto tráfego de carros e motos".

Beatriz conta que a árvore está com aspecto deteriorado há duas semanas e que os vizinhos possuem medo em colocar veículos estacionados próximo ao trecho onde está localizada a árvore. A comunidade pede mais atenção para as árvores da via.

Procurada pela reportagem, a Semma encaminhou na terça-feira (29) um comunicado sobre a avaliação feita pelos técnicos que estavam no local. "A árvore foi avaliada e constatado que não existe nenhum risco de queda. O vegetal possuía apenas um galho quebrado que fora quebrado durante a passagem de um caminhão. Para evitar novos episódios como este, a Semma realizou poda para levantamento na mangueira", informou a nota.

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter