MENU

BUSCA

Autônomo Ronaldo do Rosário pede retirada de entulhos da rua Tancredo Neves, no Mangueirão

Os moradores dizem que precisam fiscalizar a área para que não ocorra mais despejo irregular de lixo

O Liberal

A comunidade do conjunto Carmelândia, localizada na rua Tancredo Neves, entre as passagens Rosa de Sarom e São Raimundo, no bairro do Mangueirão, em Belém, colocavam lixos no canto de suas casas para a coleta que era realizada semanalmente no local. Porém, desde o mês de julho, os lixos ficam acumulados devido à falta de carros coletores. O autônomo e morador do bairro Ronaldo do Rosário diz que os pontos de descarte estão cheios de entulhos que aumentam a cada dia.

"A gente confiou na palavra de um representante da comunidade para tirar nossos lixos e colocar aqui nesses pontos, o que resultou nesse aglomerado de entulhos. Tem gente que vem aqui de outras ruas, do bairro da Cabanagem, ou vem carroceiros de fora para jogar lixo aqui", afirma Ronaldo.

VEJA MAIS:

A rua está sendo tomada pelos entulhos, o que impede a passagem de veículos. "A gente já não deixa mais jogar esses lixos, pois se a gente continuasse jogando lixo aí, a situação iria piorar. Quando nós, moradores, não estamos mais aqui para fiscalizar, vem pessoas de fora e jogam mais entulhos. Quando estou por aqui, eu não deixo jogarem, mas é só sair daqui que aparece mais lixos", conta o carroceiro Guilherme Barros. 

Em comunicado enviado na última quarta-feira (4), a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou que enviará uma equipe ao local para verificar a situação. A Sesan acrescentou que também irá notificar a empresa prestadora do serviço para regularizar a coleta de lixo e remover o entulho espalhado na via.

O órgão municipal de Saneamento também informou sobre a disponibilização do Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. A solicitação desse serviço deve ser feita, exclusivamente, por meio de mensagem pelo número do WhatsApp: 91 98499-0059.

"Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato. A população pode contribuir com a fiscalização do órgão, fazendo denúncia ao presenciar descarte irregular de lixo. Para isso, basta entrar em contato imediato com as redes sociais do órgão municipal", finaliza a nota. 

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal,  acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.

Você Repórter