Técnico em eletrotécnica Marcus Vinícius denuncia acúmulo de lixo na Pedreira
Descarte irregular compromete limpeza, atrapalha pedestres e ameaça segurança
Moradores e trabalhadores do cruzamento da Rua Antônio Everdosa com a Travessa Mariz e Barros, no bairro da Pedreira, em Belém, enfrentam diariamente o acúmulo de lixo descartado irregularmente. Segundo o técnico em eletrotécnica Marcus Vinícius, o problema persiste mesmo com a limpeza. Registro feito no dia 14 de julho.
O denunciante relata que, apesar do serviço de coleta, a população volta a jogar lixo de forma inadequada logo depois. “A limpeza é feita toda manhã, às 7h30, e próximo do meio-dia o caminhão recolhe tudo. Mas à tarde, tudo volta à rotina de novo. Falta uma mudança educacional da população”, afirma Marcus.
Ele destaca que não é só o lixo doméstico que é despejado no local: há colchões, telhados e entulho de obras, que acabam ocupando calçadas e parte da rua. “Além de colchão, telhado, também tem entulho residencial, que jogam no chão e levam o saco embora para vender. Já chegou quase a acontecer acidente porque o lixo atrapalha a passagem dos pedestres”, explica.
Para Marcus, é urgente investir em educação ambiental e conscientização da comunidade. “A população é uma peça fundamental para que a cidade tenha o brilho e o vigor que merece. Sem isso, a gente não avança.”, reforça.
Em nota a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), informou que "a limpeza está em dia no local, porém, o volume de descarte irregular é muito grande. É importante que a população evite jogar entulho em via pública, usando o disque entulho — pelo WhatsApp 91 98405-3100 — para solicitar a coleta gratuita de até 1m3 por pessoa."
*Laura Serejo (estagiária de jornalismo, sob supervisão de Fabiana Batista, coordenadora do núcleo de Atualidades)
Palavras-chave