Fotógrafo Raimundo Neto denuncia grande acúmulo de entulho na Cremação
O fotógrafo também criticou a forma como o descarte é feito, muitas vezes em horários irregulares
O acúmulo de entulho na Travessa 9 de Janeiro, entre as passagens Alegria e Santa Lúcia, no bairro da Cremação, em Belém, tem causado transtornos e preocupação ao fotógrafo Raimundo Neto, de 66 anos. No dia 20 de agosto, ele fez a denúncia e afirmou que o problema já dura mais de dois meses e atrapalha tanto o trânsito quanto a rotina de quem vive na área.
O morador contou que um mau cheiro incomoda quem vive próximo ao local. “Esse lixo já está há mais de dois meses e não houve providências ainda. Colocam capim, móveis velhos e todo tipo de entulho. Está atrapalhando muito a rua”, relata.
Raimundo destacou que o problema já chegou a causar acidentes. “Esses dias, um carro furou o pneu por causa da quantidade de entulho e quase atropelou uma vizinha. Foi por pouco que não aconteceu uma tragédia”, lembra.
O fotógrafo também criticou a forma como o descarte é feito, muitas vezes em horários irregulares. “O lixo é jogado de madrugada ou a qualquer hora do dia. Quando a gente reclama, ainda dizem que estamos errados. Estão transformando esse local em um ponto de descarte de lixo”, afirma.
O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas.
Em nota divulgada na sexta-feira (22/8), a Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém, informou que o local mencionado seria limpo ainda na sexta-feira pelas equipes operacionais.
"A coleta domiciliar na área ocorre regularmente de segunda a sábado, a partir das 7h. A empresa reforça que denúncias de descarte irregular devem ser feitas pelo número 181, da Segurança Pública do Pará, de forma gratuita e com anonimato garantido.", detalha.
"Já a coleta programada de entulhos, destinada a volumes de até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de 1.000 litros), pode ser solicitada pela população por meio do Canal de Atendimento ao Cidadão, no número (91) 98405-3100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O prazo para recolhimento do resíduo é de até 72 horas após a solicitação.", acrescenta.
A reportagem também entrou em contato com a Secretaria de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel). Em nota, a pasta afirma que irá enviar, ainda nesta sexta-feira (22), um fiscal do Departamento de Limpeza Urbana para analisar e fazer a limpeza do perímetro citado.
Palavras-chave