MENU

BUSCA

Tomar bebidas geladas em dias quentes faz mal à garganta? Entenda!

Dor, tosse e rouquidão são alguns dos sintomas que costumam aparecer com frequência nesse período

Victoria Rodrigues

Com o aumento do calor nesta época do ano na capital paraense, muitas pessoas buscam se refrescar tomando água gelada, sucos, refrigerantes, cervejas ou até mesmo caipirinhas. No entanto, nem todos sabem que ingerir líquidos muito gelados durante o verão pode causar um choque térmico e aumentar significativamente as chances de desenvolver inflamações ou infecções na garganta.

Diante disso, após o consumo de bebidas muito geladas em um período considerado quente, alguns sintomas podem indicar problemas na garganta, como dor, tosse, rouquidão e incômodo ao engolir. Vale ressaltar, porém, que cada organismo reage de forma diferente à ingestão de líquidos frios. Assim, um refrigerante muito gelado pode não causar efeitos negativos em uma pessoa, mas provocar desconforto em outra.

E líquidos quentes no calor?

Apesar de parecer estranho, uma excelente forma de se refrescar no calor é beber líquidos quentes. Isso porque a estratégia do organismo para regular a temperatura corporal é suar. Ao ingerir uma bebida quente, o corpo é estimulado a suar mais, o que contribui para a redução da temperatura interna.

VEJA MAIS

Muito calor no verão? Estação entra para lista das mais quentes da história; veja ranking

Sob o calor extremo: atletas paraenses driblam altas temperaturas para praticar esportes
Um levantamento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) revelou que o Pará foi o estado com o maior número de cidades castigadas pelo calor atípico em 2024. Esse cenário impõe desafios fisiológicos importantes para os atletas

Após calor intenso, Alcione passa mal durante show em Recife e preocupa fãs
A equipe da artista garantiu que ela está bem

Confira algumas dicas para proteger a garganta em dias quentes:

  1. Sempre beba, no mínimo, 2 litros de água por dia para hidratar as mucosas da garganta
  2. Evite ingerir alimentos ou bebidas que acabaram de ser retirados da geladeira
  3. Possua uma alimentação equilibrada em sua rotina, priorizando os alimentos frescos e vegetais, a fim de fortalecer o sistema imunológico
  4. Não fume e não faça ingestão de álcool, porque essas práticas são os agentes mais irritativos para a garganta
  5. Realize a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, pois eles acumulam com frequência partículas de poeira e ácaros.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Luciana Carvalho, repórter web em Oliberal.com)

Variedades