MENU

BUSCA

Quem trabalha no feriado recebe em dobro? Ganha folga? Conheça seus direitos

Saiba quando o pagamento extra é obrigatório e qual a diferença entre feriado e ponto facultativo

O Liberal

O feriado do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, tem gerado dúvidas sobre direitos trabalhistas, especialmente em relação ao pagamento em dobro e à compensação de horas.

Trabalhar no feriado pode render uma compensação importante para o empregado. De acordo com Ruslan Stuchi, advogado do escritório Stuchi Advogados, quando alguém atua em um feriado nacional, como o 1º de maio, tem direito a uma folga compensatória. Se isso não for possível, o pagamento pelo dia trabalhado deve ser feito em dobro.

A legislação trata os feriados nacionais como dias de descanso obrigatório. Por isso, caso o trabalho aconteça nessa data sem folga posterior, o pagamento extra é garantido.

VEJA MAIS

É Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador? Entenda as diferenças dessa data histórica
Dia 1º de maio é uma data a ser celebrada para jamais ser esquecida

Governo Federal decreta ponto facultativo em 2 de maio; medida vale onde já houver decreto local
Folga deve emendar o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na quinta-feira (1º); entenda a diferença entre ponto facultativo e feriado

No entanto, é importante não confundir feriado com ponto facultativo. Segundo o professor de direito do trabalho Eduardo Pragmácio Filho, sócio do Furtado Pragmácio Advogados, o ponto facultativo não é feriado do ponto de vista legal. Isso significa que quem trabalha nessas datas não tem direito a folgas ou remuneração adicional. A decisão sobre dispensar ou não os profissionais cabe à empresa ou à administração pública.

Variedades