Pincéis de maquiagem sujos? Confira 5 dicas de como realizar a limpeza da forma correta
Esses itens de beleza podem acumular germes, fungos e bactérias

Imagine a cena: você é convidada(o) para um evento e precisa se arrumar o mais rápido possível, então você veste sua roupa, faz a maquiagem, mas não dá tempo de guardar os pincéis no lugar certo, por isso, só joga em qualquer lugar da sua estante e consegue organizá-los apenas quando chega em casa.
Essa prática, no entanto, pode ser perigosa: com o tempo, pode fazer com que esses objetos comecem a acumular fungos e bactérias que podem fazer mal à pele, se não forem higienizados da maneira correta.
O excesso de acúmulo de base nas cerdas dos pincéis e esponjas de maquiagem por si só também já podem causar sérias consequências, como alergias, irritações e até inflamações na face. Por esse motivo, em reportagem do portal Terra, a maquiadora e influenciadora digital Letícia Gomes preparou uma série de dicas sobre como higienizar esses itens de beleza utilizados com frequência sobre o rosto.
VEJA MAIS
Veja 5 dicas para realizar a limpeza dos pincéis de maquiagem
-
Lave os pincéis todos os finais de semana
O ideal com relação à frequência de limpeza desses itens de beleza pessoal é realizar a lavagem, pelo menos, uma vez por semana. "Lave com sabonete neutro ou específico para maquiagem. Você pode usar um acessório específico para a limpeza ou esfregar as cerdas na palma da mão para uma limpeza maior”, sugere Letícia ao portal Terra.
-
Não esqueça de higienizar as esponjas
Além dos pincéis de maquiagem, as esponjas que são usadas geralmente para a aplicação da base no rosto também acumulam resíduos e oleosidade. "Pode usar sabonete líquido neutro ou específico para esponjas e apertar delicadamente até que toda a base e o corretivo sejam removidos", explica a maquiadora sobre como lavá-las com cuidado.
-
Limpe os itens de beleza que estão em embalagens
Os batons, que estão dentro de embalagens, são um bom exemplo de que muitas pessoas não costumam limpá-los por acharem que a parte de dentro não é um ambiente propício para germes ou sujeiras. "Passe lenços umedecidos com álcool 70% nas embalagens e use um pouco de álcool em gel em um papel para limpar a superfície do batom. Isso ajuda a evitar contaminações", disse Letícia Gomes.
-
Higienize a nécessaire
Seja uma nécessaire ou um porta maquiagem que você utilize para guardar os itens, sempre que puder, dê atenção também à limpeza desses objetos. "Pelo menos uma vez por mês, lave ou passe um pano com álcool 70% na nécessaire. Isso impede o acúmulo de resíduos e germes", esclarece a especialista ao Terra.
-
Cheque os prazos de validade da maquiagem
Muitas pessoas não se atentam a esse detalhe importante, mas qualquer produto de maquiagem tem um prazo estipulado para uso, e se forem utilizadas já vencidas, podem craquelar ou desenvolver alguns tipos de problemas na pele. "Bases, máscaras de cílios e batons têm validade, e usar itens vencidos pode irritar a pele. Sempre confira as datas e descarte se necessário", finaliza Letícia.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA