MENU

BUSCA

O que é lorazepam? Conheça o medicamento que aparece na série “The White Lotus”

Na produção, Victoria Ratliff usa lorazepam para relaxar e dormir durante as férias em família, mas o medicamento a deixa visivelmente alterada

Júlia Marques

Produção da HBO, a terceira temporada da série "The White Lotus" estreou no dia 16 de fevereiro deste ano, com o oitavo e último episódio previsto para ser lançado no próximo domingo (6). Um dos personagens da trama que ganhou o favoritismo do público é Victoria Ratliff. Ela é esposa de um empresário, mãe de três filhos, que tem como traço marcante o uso excessivo de medicamentos. 

Entre os remédios utilizados por Victoria Ratliff está o lorazempam. Na série, ele é usado para acalmar e fazer com que a personagem fique relaxada, ajudando ela a dormir durante as férias em família. Em certo momento, a medicação chega até a vira tema de uma piada feita por Piper, filha da personagem."Você não tem lorazepam suficiente para passar uma semana em um spa de bem-estar?", diz Piper.

Durante a temporada, Timothy Ratliff também começa a usar o medicamento para relaxar. Ele é marido de Victoria e acaba perdendo o limite do uso do lorazepam, ficando muito distraído e desatento. Mas afinal, você sabe o que é o lorazempam e para que ele serve? 

VEJA MAIS

Dermatologistas fazem alerta sobre os efeitos do Ozempic na pele
Além do controle do diabetes e da perda de peso, esses remédios têm demonstrado proteção contra os chamados eventos adversos cardiovasculares importantes e impactos positivos no cérebro

Insulina está em falta em Belém há 3 meses, denuncia advogado
Diabético, Ailton da Silva Pinheiro disse que o medicamento é fornecimento de graça pela Sesma

O que é 'Bobbie Goods'? Entenda a febre por trás dos desenhos de colorir
Livros para colorir volta a fazer sucesso com o uso de canetinhas especiais no lugar dos lápis tradicionais

O que é lorazepam?

Segundo o Ministério da Saúde, o lorazepam é um medicamento benzodiazepínico. Ele é utilizado para o controle dos distúrbios de ansiedade ou para alívio, a curto prazo, dos sintomas de ansiedade associados à depressão, e deve ser tomado apenas com a prescrição de um médico.  

Entre os efeitos mais comuns do uso da medicação, estão:

  • cansaço,
  • sonolência,
  • tontura,
  • vertigem,
  • ptose (queda da pálpebra),
  • deficiência psicomotora profunda e prolongada,
  • rigidez muscular,
  • desorganização na sequência de movimentos,
  • lentidão para executar determinadas tarefas.

Apesar de na série Vifctoria Ratliff dizer que o lorazepam não é viciante, o uso prolongado dele pode, sim, levar à dependência. Além disso, a interrupção súbita da medicação pode resultar em sintomas de abstinência no organismo.

(Júlia Marques, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)

Variedades