Movimentos sociais já começam manifestações na entrada da COP30

A COP30 deve ser marcada por manifestações sociais mais numerosas

Estadão Conteúdo

Um ritual "gira de raízes" dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos inaugurou a participação de movimento sociais nesta quinta-feira, 6, à entrada da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Walter Kumaruara, liderança indígena jovem da região do Baixo Tapajós, no Pará, co-liderou uma cerimônia breve à sombra de uma árvores samaumeira no Parque da Cidade. "Vemos imagens das comunidades em toda Belém, mas não estamos dentro dos espaços da conferência, que ocorre a portas fechadas", "afirmou Walter.

VEJA MAIS

image Lula chega ao primeiro dia da Cúpula do Clima em Belém; veja vídeo e fotos
Líderes globais se reúnem em evento preparatório para a COP 30, com foco nas prioridades climáticas.

image Agente de cruzeiro da COP reclama de preços de Belém e chama a cidade de 'fim do mundo'
A fala viralizou de forma negativa e gerou reação entre internautas paraenses, que defenderam a cidade e ironizaram a situação

image Veja lista das delegações que participam da Cúpula do Clima em Belém
Reunião inédita antes da COP 30 reúne líderes países na capital paraense para definir diretrizes globais de combate às mudanças climáticas.

"Nada se inicia na Amazônia sem ter um ritual É no ritual que buscamos as forças espirituais para termos discernimento para poder fazer acertos dentro dos nossos territórios. Nessa cúpula dos líderes que começa hoje, não se fala da força dos nossos povos, que são mais de 200", disse a liderança jovem. Walter afirmou que a Aliança dos Povos Pelo Clima, que ele representa, espera como principal definição da conferência em Belém o "compromisso de reduzir gradativamente o uso dos combustíveis fósseis para frear a crise climática".

A COP30 deve ser marcada por manifestações sociais mais numerosas do que nas últimas COPs. No Azerbaijão (COP29), nos Emirados Árabes Unidos (COP28), no Egito (COP27), havia restrições a atividades coletivas e protestos.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!