'Janeiro Branco' busca incentivar cuidado com a saúde mental desde o início do ano

Campanha nacional incentiva reflexão sobre o bem-estar psicológico e busca por apoio especializado

O Liberal
fonte

A campanha nacional Janeiro Branco, criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, busca promover o cuidado com a saúde mental e emocional. Inspirada em movimentos como Outubro Rosa e Novembro Azul, a iniciativa incentiva, a cada janeiro, a reflexão e a busca por apoio especializado para o bem-estar psicológico.

Janeiro Branco: o mês dos recomeços

O primeiro mês do ano é associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”. A campanha busca incentivar as pessoas a reescreverem suas histórias e a priorizarem a saúde mental. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.

VEJA MAIS

image Seu relacionamento é saudável, tóxico ou abusivo? Faça o teste e observe os alertas
Saber reconhecer se seu relacionamento é saudável, tóxico ou abusivo é muito importante para a saúde mental.

image Você é mesmo 'viciado' em Instagram? Estudo revela a verdade por trás da sensação
Pesquisa mostra que a maioria dos usuários confunde hábito automático com dependência clínica

image 86% dos brasileiros dizem já ter sofrido 'bullying familiar', segundo pesquisa
Do total, apenas 17% dos entrevistados conversam com frequência sobre os incômodos que comentários ofensivos geram na saúde mental

Saúde mental: Brasil lidera em transtornos de ansiedade

O Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente. A pandemia de COVID-19 levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como buscar apoio para a saúde mental

A saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Diversos serviços gratuitos estão disponíveis para a população:

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): O primeiro passo é buscar atendimento com um clínico geral na UBS mais próxima. O profissional pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra.
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Esses centros oferecem atendimento especializado com equipes multidisciplinares. Eles são organizados por faixa etária e demandas específicas, como o CAPS Infantil (CAPSi) e o CAPS para usuários de álcool e drogas (CAPSad).
  • Clínicas-Escola de Psicologia: Universidades que oferecem cursos de Psicologia dispõem de clínicas-escola. Nestes locais, alunos supervisionados por professores realizam atendimentos gratuitos ou a preços acessíveis.
  • Centro de Valorização da Vida (CVV): O CVV disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial.
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!