Está soltando muitos 'puns' depois do Réveillon? Veja o que pode ter causado e os riscos
Alguns alimentos e doenças podem desenvolver mais facilmente a produção de gases abdominais
Após o final das festas de final de ano, muitas pessoas começam a se queixar de excesso de gases na barriga depois da ceia de natal e da virada de ano novo. No entanto, quando os gases se tornam excessivos, os puns também aumentam e logo são acompanhados por outros sintomas, como inchaço, dor abdominal e odor mais forte, que podem causar um grande desconforto no dia a dia.
Em entrevista ao jornal britânico The Sun, o gastroenterologista Philip Mayhead, consultor do Hospital Benenden, no Reino Unido, explicou que uma das causas dessa condição pode ser comer rápido demais. “O gás inodoro geralmente consiste em nitrogênio, oxigênio, dióxido de carbono e outros gases. É o tipo mais comum de flatulência e está relacionado à ingestão de ar enquanto se come ou bebe”, disse Mayhead.
VEJA MAIS
Excesso de gases
Além de comer rápido, outra causa que pode estar ligada aos gases é o resultado do consumo de alimentos ricos em capsaicina, que trata-se de um composto presente em alguns tipos de pimenta utilizados em comidas mais elaboradas nos jantares. Já alguns alimentos como enxofre, brócolis, repolho e ovos também podem ser um dos principais contribuintes para os puns com odores mais fortes.
Somada a esses fatores, a intolerância ao glúten e à lactose ainda podem estar por trás das flatulências em excesso e dos gases mais fedidos. Outra doença que desenvolve os gases é a Síndrome do Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (Sibo, em inglês), que pode causar náusea, distensão abdominal, dor na barriga, diarreia e/ou constipação intestinal e, em casos mais raros, até a desnutrição.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA