MENU

BUSCA

Morre Dona Jacira, a mãe dos irmãos Emicida e Fióti, aos 60 anos

Dona Jacira foi símbolo de resistência pela valorização da arte e da cultura negra

Victoria Rodrigues

A escritora e artista plástica Jacira Roque de Oliveira, popularmente conhecida como dona Jacira, morreu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. Mãe de Katia, Katiane, do rapper Emicida e do cantor e empresário Evandro Fióti, dona Jacira tinha Lúpus e fazia tratamento de hemodiálise para conter a doença há mais de 25 anos, mas a causa de sua morte ainda não foi divulgada.

Quem foi dona Jacira?

A escritora nasceu e foi criada na zona Norte de São Paulo, onde sua trajetória foi marcada por lutas e reconhecimentos. Ela passou por maus-tratos durante a infância, teve um casamento precoce na adolescência, perdeu o marido e ainda passou por muitas dificuldades financeiras para criar todos os seus filhos.

Mas, foi em meio à tantas provações da vida, que a mãe de Emicida conseguiu ser símbolo de resistência para muitas pessoas que passaram por situações semelhantes a da dona Jacira. Ela mergulhou em suas raízes ancestrais e, transformou assim, a dor dos obstáculos em arte pela valorização da cultura negra.

“Minha mãe foi empregada doméstica durante anos (...) Ela não podia comer na mesma mesa que as pessoas, usar os mesmos talheres e nem podia comer a mesma comida”, revelou o Emicida durante entrevista no Papo de Segunda.

VEJA MAIS

'Não fomos preparados para os desafios que a ascensão econômica traria', diz irmão de Emicida
Emicida acusa o irmão de retirar R$ 6 milhões da conta da LAB Fantasma

Emicida se pronuncia em meio a disputa judicial com o irmão Fióti

Mãe de Emicida e Fióti defende o filho caçula após acusação de desvio
A matriarca também reforçou sua visão sobre a gravidade das acusações

Fim da parceria entre Emicida e Fióti

No mês de abril deste ano, o rapper Emicida anunciou publicamente o fim de sua parceria com o irmão Evandro Fióti, por conta de uma disputa judicial pelo Laboratório Fantasma, empresa que foi fundada pelos dois em 2009. Na época em que foi exposta toda a desavença entre os irmãos, a mãe ficou ao lado de Fióti.

“A soma de conhecimento sobre a natureza e a vida. Todavia, a mesma palavra, usada de má fé, pode destruir um império. A palavra maldita calou fundo no coração da minha família. E no coração dos nossos homens bons. Sem chance de defesa, fizeram-nos réus. Falo em nome das mulheres que estão à frente da Lab desde quando ninguém via possibilidade. Fioti sua dor é nossa dor”, disse dona Jacira.


(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)