MENU

BUSCA

Entrevista com a nutricionista Neide Rigo e receita exclusiva de torta de manga verde

Já ouviu falar das PANCs? A chef de cozinha, colunista e nutricionista Neide Rigo explica o que é e ensina como reconhecer

Troppo

Você sabe o que são "plantas alimentícias não-convencionais", as chamadas PANCs? Elas estão em jardins, parques e até nas calçadas e às vezes parecem mato ou erva daninha, mas poucas pessoas sabem o quanto são nutritivas.

Conversamos com a nutricionista Neide Rigo, chef de cozinha e uma das maiores especialistas do Brasil no assunto.

1. Como identificar e coletar plantas alimentícias não convencionais?

Não há formas de se reconhecer naturalmente uma planta alimentícia na natureza, se não tiver alguma informação prévia. Por isto, é importante aprender com outras pessoas, com os pais, avós e com as informações de livros e matérias a respeito do assunto.

Há também PANCs sendo vendidas em locais onde são vendidas plantas comestíveis convencionais. Então, se vir uma verdura, castanha, fruta ou raiz diferente numa banca de hortifrutis que costuma frequentar, é quase certo que está diante de uma PANC. Então, pergunte o que é, se informe sobre o preparo e ainda complete as informações consultando livros e sites.

 

 

2. Podes citar algumas PANCs que estão pertinho de nós?

Há inúmeras ervas que crescem espontaneamente e isto pode variar conforme a região, mas não podemos esquecer que algumas espécies, que podem ser bem comuns em algumas regiões, como a chicória, por exemplo, que no Brasil afora cresce facilmente sem ser semeado e recebe nomes como coentrão, coentro baiano, coentro-de-pasto etc., e que ainda assim são consideradas PANCs, pois não as encontramos com facilidade nos supermercados nem nas feiras fora das regiões Norte e Nordeste.

Como o universo PANC inclui não só ervas, mas também frutas, raízes, castanhas etc, e até plantas convencionais em estágios de maturação não convencionais, temos como exemplo algumas PANCs que todo mundo conhece como manga verde, banana verde, jaca verde, mamão verde. Se você come alguma destas frutas desta forma, já come PANC.

3. Existe um modo específico de preparar as PANCs na cozinha?

Não há um jeito de preparar PANCs, pois depende de que espécie estamos falando. É um mundo biodiverso muito maior que o das convencionais, incluindo categorias diferentes (raízes, ervas, tubérculos, folhas, talos, castanhas etc.) e partes diferentes, então o modo de preparo será diferente.

Quando não souber, use o princípio da similaridade. Se uma folha PANC se parece com uma convencional, prepare da mesma forma.

 

 

4. Como funciona o projeto Panc na City?

Às vezes promovo encontros para sairmos pelas ruas e descobrirmos as espécies comestíveis. Assim, aprendemos a identificar algumas. Depois, é servido um almoço feito com vários tipos de PANCs, espontâneas ou não, incluindo algumas que vimos nas ruas.

5. Neide, poderias dar uma um receita simples com Pancs para nossos leitores?

TORTA DE MANGA VERDE

Massa

  • 200 g de farinha de trigo
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga gelada em cubinhos
  • 1 ovo pequeno

Recheio

  • 2 xícaras de polpa de manga verde cozida
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela
  • Açúcar e canela para polvilhar
  • Ovo batido para pincelar

Preparo

  • Massa: misture todos os ingredientes só até conseguir formar uma bola homogênea. Não sove. Guarde na geladeira enquanto prepara o recheio.
  • Recheio: cozinhe mangas bem verdes (cerca de 10 médias) descascadas e cobertas com água, por cerca de meia hora ou até que fiquem bem macias.
  • Raspe a polpa com colher para livrá-la do caroço e das eventuais fibras. Reserve 2 xícaras desse purê para fazer o recheio (se sobrar, use para refresco). Se tiver muita fibra, passe pelo passador de legumes. Junte o açúcar e a canela e misture.
  • Forre com a massa uma forma para torta com 23 centímetros de diâmetro, untada e enfarinhada. Reserve ao menos 1/5 de massa para fazer o acabamento.
  • Coloque o recheio, polvilhe um pouco de açúcar e canela e, por cima, coloque tiras, abertas com rolo em superfície enfarinhada, fazendo um xadrez. Finalize com rolinho de massa o contorno da torta.
  • Pincele com ovo batido, leve ao forno médio e deixe assar por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e guarde na geladeira por um dia antes de servir.
  • Rende: 8 porções

Para saber mais:

Instagram: @neiderigo

Blog: come-se.blogspot.com

Troppo