Pesquisa do Google revela como startups brasileiras usam a Inteligência Artificial

Divulgada pelo Google dor Startups, estudo mostra as oportunidades que o uso GenAI pode trazer para os negócios e destacou os desafios para adotar a ferramenta

Hannah Franco
Divulgação/Google for Startups
fonte

Um estudo inédito do Google for Startups, em parceria com a Box1824, divulgado nesta terça-feira (25), revela que a maioria das startups de inteligência artificial (IA) no Brasil ainda não possui uma estratégia definida para o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial generativa (GenAI). O relatório do Google também destaca o potencial da ferramenta e como ela pode ajudar a alavancar e organizar os negócios.

Intitulado "Startups & Inteligência Artificial Generativa: Destravando o seu potencial no Brasil", o estudo aponta que 63% das startups brasileiras não possuem uma estratégia de curto e longo prazo para usar a GenAI. Apesar disso, 27% das startups entrevistadas já relatam retornos financeiros com o uso da tecnologia.

Veja qual o principal uso da Inteligência Artificial nas startups brasileiras

  1. Resumir informações de várias fontes (62%);
  2. Criar uma lista de fontes de dados (57%);
  3. Gerar recomendações personalizadas para atividades de acompanhamento (54%).

O estudo destaca que, apesar do grande potencial da GenAI para impulsionar diversos setores da economia, as startups brasileiras enfrentam diversos desafios para adotar a tecnologia, como demandas por investimentos e a falta de profissionais com as habilidades necessárias para trabalhar com a ferramenta. Além disso, as startups ainda não sabem como medir com precisão o impacto da GenAI em seus negócios. Apesar dos obstáculos, o estudo também revela um panorama otimista em relação ao futuro da GenAI no Brasil.

VEJA MAIS

Google analisou padrão comportamental de ladrões brasileiros para criar novo recurso exclusivo no país Google lança recurso exclusivo no Brasil para evitar roubos de celulares; entenda
Recurso estará disponível para alguns usuários já a partir de julho. Antes do lançamento, lideranças do Google vieram ao Brasil saber como os ladrões agem

Parceria entre Senai e Google ajudará jovens da indústria a conseguir emprego Google For Brasil: inteligência artificial do Google ajudará jovens a encontrar emprego; entenda
Parceria entre Senai e Google vai mapear vagas e os pontos fortes dos jovens para sugerir vagas de emprego; entenda

 "Nossa pesquisa revelou o potencial da inteligência artificial generativa para impulsionar diversos setores de negócios, abrindo um vasto campo de oportunidades ainda inexploradas. Esta iniciativa visa munir o ecossistema com informações estratégicas e dados concretos, capacitando líderes e investidores a tomar decisões mais assertivas", destaca André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina.

"Há poucas tecnologias que tem um potencial tão grande de conseguir trazer mudanças sistêmicas como GenAI", diz Barrence.

Ciente do potencial transformador da GenAI, o Google for Startups oferece diversos programas para auxiliar as startups brasileiras na adoção da tecnologia. Através desses programas, as startups têm acesso a ferramentas, recursos e treinamentos para desenvolver soluções, utilizando a IA do Google.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tecnologia e Mercado
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!