MENU

BUSCA

Carro voador da Embraer tem quase 3 mil encomendas e regulamentação está em andamento

A Anac deu início à regulamentação do veículo e abriu consulta para receber sugestões que podem integrar a certificação dos eVTOLs

Hannah Franco

Com quase três mil encomendas e início de operação previsto para 2026, o "carro voador" da Embraer, o EVE-100, está passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.

O EVE-100 é um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical), similar a um helicóptero, mas feito para viagens curtas dentro de cidades ou entre cidades próximas. O eVTOL tem asas fixas, hélices e é elétrico.

O veículo será produzido em Taubaté, São Paulo, e tem como objetivo tornar os voos urbanos mais acessíveis à população, reduzindo o tempo de viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos, com alcance máximo de até 100 quilômetros.

VEJA MAIS

‘Carro voador’: empresas anunciam primeira fábrica de aeronaves elétricas no Brasil
O Local será situado em uma área dentro da unidade da Embraer, em Taubaté, interior de São Paulo

Embraer já tem mais de 2,8 mil encomendas de 'carros voadores'
Aeronaves já são vendidas nos EUA e devem receber certificação brasileira em 2026

A Anac abriu uma consulta pública para receber sugestões e ideias para a certificação do EVE-100. A consulta está aberta até sexta-feira (15) e pode ser acessada no site da agência. Enquanto isso, a Anac está elaborando critérios de aeronavegabilidade para o EVE-100, que serão baseados em parâmetros como estruturas utilizadas, características de navegação e testes de durabilidade de equipamentos.

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, já recebeu cartas de intenções para até 2.850 eVTOLs. Os interessados incluem operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.


*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Tecnologia e Mercado