MENU

BUSCA

Tartaruga atravessa em faixa de pedestres e vídeo viraliza na web; veja

Vídeo que mostra o momento inusitado da tartaruga atravessando na faixa de pedestres voltou a circular na internet. Luzes dos postes podem ter atraído o animal que foi resgatados por pessoas que estavam no local

Hannah Franco

Vídeo de tartaruga gigante no meio da avenida voltou a circular nas redes sociais. O registro foi feito em novembro do ano passado, no norte do Espírito Santo, e viralizou por um motivo inusitado: o animal atravessa exatamente na faixa de pedestres. Pessoas que estavam no local fizeram o resgate e devolveram ela para o mar.

Segundo biólogos, a tartaruga é uma fêmea da espécia Caretta caretta, popularmente conhecida como 'cabeçuda' ou 'careba-dura'. O animal teria saído do mar para desovar quando foi atraída pelas luzes da avenida, saindo faixa de areia. O Espírito Santo é conhecido por ser o berçário de várias espécies, sendo um dos principais estados onde a desova acontece. 

"Caraca véi, olha o tamanho da bicha! Vamos guiar ela para cá para ela voltar para a areia. Ela vai se ralar toda aí bicho, tá toda perdida", disse o homem que registrou o momento. Felizmente, um carro passou na hora e os passageiros desceram para ajudar a levar o animal para a água. E é claro que a internet não deixou a piada passar, internautas disseram que a tartaruga é 'consciente com as leis do trânsito' por atravessar na faixa de pedestres. Veja o vídeo a seguir.


VEJA MAIS

Banhistas encontram tartaruga-gigante em praia de Salinas; vídeo
Animal de aproximadamente 2 metros foi visto na Praia das Corvinas

Nova espécie de tartaruga é descoberta em Juruti, no Pará
O biólogo Fábio Andrew G. Cunha, juntamente com pesquisadores da UFPA e do INPA, conduziu o trabalho durante três anos

Nova espécie de tartaruga de água doce é encontrada em São Geraldo do Araguaia, no Pará
A espécie, batizada de Perema do Pará, foi encontrada nos igarapés do entorno da Unidade de Conservação Parque Estadual Martírio Serra das Andorinhas

O projeto Tamar não foi acionado para realizar o resgate, mas foi informado do ocorrido. Em nota, o projeto informou que esses casos são raros, mas podem acontecer por conta da iluminação que confunde e atrapalha o animal. As maioria das praias da região são monitoradas pelo PMP (Projeto de Monitoramento de praias das Bacias de Campos e Espírito Santo). Vale ressaltar que, em caso de avistamento de tartarugas marinhas ou de mamíferos marinhos encalhados, qualquer cidadão pode acionar o PMP. Mais informações no portal do Centro Tamar.

(*Estagiária Hannah Franco, sob supervisão do editor web em OLiberal.com, Felipe Saraiva)

O Liberal