Liberal Talks discute o futuro da publicidade após a pandemia
Profissionais debatem as tendências de consumo e interação com o público no cenário atual
Com o tema “Comunicação e Tendências de Consumo”, a segunda edição do projeto Liberal Talks será realizada nesta quinta-feira (23), pela primeira vez em transmissão ao vivo no portal O Liberal.com. A série de debates iniciada no segundo semestre de 2019, com a primeira edição em formato presencial, segue agora com o objetivo de promover encontros temáticos de análise dos cenários atuais de consumo, técnicas e tendências em comunicação com profissionais e instituições em busca de inovação.
“Suspendemos as atividades presenciais. A gente entendeu que nesses três meses de isolamento social a gente poderia ganhar muito fazendo um evento online, pro formato da internet, em várias frentes, tanto para pessoas que estão em outras cidades do Pará e de outros estados, que podem participar por O Liberal.com, quanto pelo fato de termos convidados de outros lugares”, anuncia Rodrigo Vieira, diretor de Marketing do Grupo Liberal, que será mediador do evento junto com diretor-superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno Júnior. Os debatedores serão o publicitário Jimmy Lucas, head de produto e inovação do Grupo Liberal e o jornalista Luís Fernando Bovo, diretor do Media Lab Estadão e especialista em marketing e jornalismo digital. A “live” está marcada para 19h.
Após os últimos testes da plataforma digital, Rodrigo Vieira afirma que as expectativas para o encontro são “as melhores possíveis”, principalmente pelo caráter inclusivo que o modelo digital proporciona. “Ele (o formato) permite que pessoas do interior do Pará, e mesmo de outras regiões e estados, possam participar, o que é muito enriquecedor. As pessoas poderão fazer perguntas para dois grandes profissionais. E, quem não conseguir assistir na hora, poderá utilizar o material depois, consultando em nossas redes sociais, no Facebook e Youtube, e no portal O Liberal.com”, informa.
As novas formas de comportamento dos consumidores quando a pandemia passar definitivamente, segundo o diretor de marketing, será um dos principais assuntos abordados. “Como as pessoas vão se comportar? O que vai ser priorizado? Como a sociedade vai se organizar? A comunicação vai refletir tudo isso. O Liberal Live Talks vai permitir esse diálogo. As tendências de comunicação e consumo e de que maneira isso impacta a vida de quem produz conteúdo, de agências, e de quem anuncia. É uma maneira de buscarmos respostas para desafios de um novo tempo”, explica.
O diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SebraePA),Rubens Magno Júnior, que será um dos mediadores, destaca que a forma como os empresários estabelecem comunicação com seus clientes é um dos pontos fundamentais do empreendedorismo. “O comportamento do consumidor mudou e as formas de ofertar produtos e serviços precisaram acompanhar a essa tendência. Conhecer a dinâmica do mercado em se tratando de consumo hoje e no pós-pandemia é fundamental, por isso a temática do evento é muito relevante”, defende.
Sobre as oportunidades para o futuro, Rubens Magno acredita que será fundamental a utilização de estudos e cautela. “A grande questão para o empresário será como ele estará no momento que tudo passar: reinventado ou atrelado ao passado? Isso fará toda a diferença. O empresário precisa começar a pensar nisso desde agora. Uma orientação que o Sebrae tem dado é atentar para algumas características empreendedoras, como correr riscos calculados, busca de informações e planejamento e monitoramento”, ensina.
Para direcionar as conversas, foram escolhidos três subtemas: “Panorama da comunicação e mercado”; “Como empresas e marcas estão se adaptando durante a pandemia”; “Futuro e perspectivas de consumo”. O jornalista Luís Fernando Bovo, diretor do Estadão Media Lab, do Grupo Estado, afirma que parceria é a palavra-chave para que clientes e empresas de comunicação consigam encontrar as melhores formas para se adaptarem com a nova presença do ambiente digital. Ele adianta que reforçará o assunto na participação dele.
“As marcas precisam de nós mais do que nunca, dos setores de marketing, para saberem como falar no ambiente da internet. Quais são as melhores formas de expressão? Temos visto muitos influenciadores digitais que cometeram erros muito graves com suas audiências e por isso praticamente encerraram as carreira. Nesse novo momento, a aceleração digital foi imposta de forma muito rápida. A margem de erro que tínhamos foi diminuída. Precisamos aprender juntos com as novas questões colocadas e refletir sobre o que permanecerá”, ensina.
O publicitário Jimmy Lucas, head de produto e inovação do Grupo Liberal, afirma que formas de consumo digital, tanto profissionais quanto de entretenimento, “explodiram” com a chegada da pandemia, o que fez com que planos pensados para daqui a cinco, dez anos, começassem a ser executados em meses pelas empresas. Ele destaca que está ansioso pela “live”. “Eu acho que vai ser muito bacana. Os convidados são de muita expressão. O Rodrigo (Vieira), diretor de marketing da casa, é uma pessoa de muita bagagem. Temos o Rubens Magno, que está próximo da realidade dos pequenos e médios negócios. E não tenho palavras para falar do (Luís Fernando) Bovo, que é um grande profissional, sou admirador do trabalho do Estadão MediaLab”, elogia.