MENU

BUSCA

Por que os humanos choram? Saiba os motivos e a função do ato

Há muitos pesquisadores que acreditam que o choro humano é evolutivo. Independente dos motivos, ele traz o alívio ao indivíduo. Veja algumas razões para o choro

Rayanne Bulhões

Desde o nascimento, um dos primeiros símbolos da vida humana é o choro. Independentemente do motivo, esse padrão de comportamento perdura desde a evolução das espécies. Os animais, como as aves, por exemplo, emitem sons capazes de atrair a mãe quando estão em perigo ou até mesmo em casos de dor.  Mas afinal, por que choramos? E para que serve o choro?

Há muitos pesquisadores que acreditam que o choro humano é evolutivo. Mostra, ainda, a forma de como seria a demonstração de empatia.

VEJA MAIS

Solidão e tristeza envelhecem mais rápido que o cigarro, diz estudo
A pesquisa foi feita com 12 mil adultos e avaliou os efeitos da solidão e tristeza no corpo humano


Oração do Anjo Cassiel para a proteção contra a tristeza
Ele é um dos arcanjos responsáveis pela intercessão dos pedidos e ajudar quem deseja se ver livre de tristezas


 

Quais os motivos do choro?

Nas crianças, o choro pode significar de fome, cansaço, frio ou que precisa trocar a fralda. Na infância, os motivos evoluem para birras e medos. Nos adultos, a perda de um ente, ciúme, final de uma novela, perda de um campeonato de futebol ou por até mesmo por situações de angústia pessoal, como a morte de um ídolo.

Apesar de não haver um consenso sobre as causas, outros pesquisadores sociais acreditam que a cultura pode ter uma relação direta nas razões do choro, bem como na frequência e efeitos e até na forma da reação do outro. A exemplo de sociedades em que pessoas não podem ou não aceitam chorar à frente de outras mais desconhecidas. O choro é sempre contido.

Projeto leva musicoterapia para relaxar bebês em hospital de Barcarena
'Hora do Soninho' oferece terapia como tratamento para ansiedade e estresse em bebês e mamães no Hospital Materno Infantil em Barcarena

Qual a função do choro?

O choro é capaz de sinalizar uma desordem emocional ou uma tristeza incontrolável. Independente dos motivos, ele traz o alívio ao indivíduo. Há pesquisas que especulam que o ato pode até controlar o estresse e a ansiedade, ativando a oxitocina, por meio do acionamento do sistema parassimpático.

 

Saúde