Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pesquisadores descobrem funcionamento de proteína inédita que pode ajudar no tratamento do câncer

O estudo pode ser aplicado em novos medicamentos, já que sem a proteína as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas

Rayanne Bulhões

Uma descoberta feita por Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, pode mudar o futuro dos estudos sobre o câncer. É que os acadêmicos conseguiram identificar um mecanismo capaz de controlar o crescimento de tumores em células animais. A pesquisa foi publicada na revista científica Nature Communications, na última segunda-feira (30).

Nesse novo estudo, os cientistas descobriram e isolaram a proteína HnRNPK. Ela é responsável pelo crescimento de tumores no corpo. A micro substância faz com que o RNA mensageiro - com dois códigos genéticos associados ao desenvolvimento de tumores – impeça que forme uma fita dupla do RNA. Esse movimento – de dois genes separados - favorece o desenvolvimento do câncer.

VEJA MAIS

Menos tabaco, mais saúde: ex-fumantes relatam melhoras depois da superação do vício
O tabagismo pode causar aproximadamente 50 outras doenças incapacitantes ou fatais como câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas


Camu-camu: o que é, benefícios e como comer
Você sabia que a Camu-camu pode auxiliar no tratamento contra o câncer e é a segunda fruta com maior teor de vitamina C no mundo? Confira outras curiosidades sobre essa fruta típica da região amazônica


No Ophir Loyola, pacientes enfrentam câncer com apoio da psicologia
Profissionais da saúde descrevem como auxiliam pacientes oncológicos no enfrentamento à doença; rede de apoio contribui para o cuidado com a saúde mental

Em entrevista ao site EurekAlert,  o professor de genética médica Chandrasekhar Kanduri explicou que manter o RNA desses dois genes separado promove o crescimento de tumores que dependem de fatores de crescimento. "Sem a proteína HnRNPK, as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas”, disse um dos líderes da pesquisa.

Em meio a luta contra o câncer, Simony celebra aniversário de 16 anos da filha Pyetra
A cantora fez uma postagem carinhosa fazendo as felicitações a adolescente que também é filha do ex-jogador de futebol Diego Souza.

A parte positiva é que os medicamentos criados futuramente poderiam ser capazes de bloquear os efeitos da proteina HnRNPK. Assim, impediriam o desenvolvimento do tumor e trariam menos efeitos colaterais ao paciente em comparação com os tratamentos utilizados nos dias de hoje.

Saúde
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!