Mudanças bruscas de temperatura pedem atenção redobrada à saúde da pessoa idosa

Por conta disso, é necessário intensificar a atenção especial à população idosa durante essas alterações

O Liberal
fonte

As variações mais intensas de temperatura, tanto para o calor quanto para o frio, exigem cuidados com saúde de todas as faixas etárias e, especialmente, com as pessoas idosas. Manter a atenção preventiva e as orientações adequadas é uma estratégia que contribui de maneira significativa para passar por esses períodos do ano com mais bem-estar, autonomia e qualidade de vida. 

De acordo com a médica geriatra Sybylla Lustosa, as mudanças de temperatura podem afetar diretamente o bem-estar dos idosos. “Tanto as mudanças para temperaturas mais elevadas quanto para temperaturas mais baixas podem impactar a saúde do idoso. No calor, há maior risco de desidratação, já que ocorre mais sudorese e, com o envelhecimento, a composição corporal reduz a quantidade de água no organismo. Essa desidratação pode, inclusive, ser grave e afetar a função renal, por isso, é importante garantir uma ingesta hídrica adequada e o consumo de água deve ser de pelo menos 35 ml de água por quilo”, explica. 

VEJA MAIS

image Doença de Chagas: ponto de venda de açaí é interditado em Ananindeua durante fiscalização do MPPA
A fiscalização faz parte da força-tarefa coordenada pelo MPPA, em parceria com a Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Saúde, que pretende vistoriar cerca de 20 estabelecimentos nesta semana.

image Asfalto quente: Confira dicas de como proteger as patas do seu pet no passeio
Com atenção e prevenção, é possível manter o passeio continua como um momento de diversão e exercício para cães e gatos

image Glitter no carnaval: saiba como usar, cuidados e como retirar da pele
É sempre bom lembrar que o glitter é um produto de papelaria, que deve ser utilizado com muito cuidado.

Ela também chama atenção para os períodos mais frios e chuvosos. “Nesse período, há um maior risco de doenças respiratórias. Os vírus da gripe entram em circulação, e como é fisiológico do envelhecimento que a imunidade reduza, o idoso fica mais predisposto a adquirir esses quadros gripais”, afirma. A médica reforça também a importância da vacinação. “As campanhas de vacinação contra o vírus influenza, a vacina pneumocócica e a vacina contra o vírus sincicial respiratório ajudam a evitar quadros mais graves, como pneumonias e internações hospitalares”, destaca. 

A fisioterapeuta Karla Fianco, da Wyden, alerta que as mudanças climáticas têm se intensificado e exigem atenção especial da população idosa durante o período mais quente. “Ondas de calor extremo, associadas à baixa umidade do ar, causam estresse térmico na população acima de 65 anos, com repercussões e sobrecarga cardiovascular e respiratória, especialmente quando já existem doenças pré-existentes”, pontua. 

Segundo a especialista, alguns cuidados diários são fundamentais nesses cenários e a fisioterapia tem papel muito importante. “Devemos mantê-los sempre hidratados, com ingestão hídrica regular, oferecer alimentos mais leves e de fácil digestão, deixá-los em ambientes ventilados, entre outros cuidados. A fisioterapia também é uma grande aliada, pois atua na prevenção de complicações respiratórias, no fortalecimento da musculatura, na manutenção da autonomia e na melhora da qualidade de vida”, orienta. 

Ambas as especialistas reforçam que a prática regular de atividade física, a atenção aos sinais do corpo, a hidratação adequada e o acompanhamento profissional são atitudes que fazem diferença. Cuidar da saúde ao longo do tempo é um caminho para envelhecer com mais disposição, independência e participação ativa na vida cotidiana.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!