Meloxicam: para que serve, como tomar e quais os benefícios e riscos
Meloxicam é encontrado na forma oral e injetável

Encontrado no formato de comprimidos e solução injetável, o Meloxicam é um remédio utilizado para tratar inflamações em tratamentos a curto prazo. Este medicamento da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) atua reduzindo a cascata inflamatória e possui efeito sobre a dor e a febre.
VEJA MAIS
Para que serve o Meloxicam? (Benefícios)
- Osteoartrite;
- Artrite reumatoide;
- Inflamações pós- traumáticas, como contusões e entorses;
- Dor de cabeça.
Assista ao vídeo de especialista sobre o Meloxicam
Como tomar Meloxicam?
-
Osteoartrite: dose de 7,5 mg por dia, o que corresponde a 1 comprimido de 7,5 mg ou meio comprimido de 15 mg.
-
Artrite reumatoide: dose de 15 mg por dia, o que corresponde a 2 comprimidos de 7,5 mg ou 1 comprimido de 15 mg. Em pessoas que fazem hemodiálise ou idosos, a dose máxima é de 7,5 mg por dia.
O que tem no Meloxicam?
Cada comprimido contém Meloxicam e os excipientes: copolividona, lactose, citrato de sódio anidro, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal, celulose microcristalina e sicovit laca.
Quais os riscos do Meloxicam?
Segundo a médica Camila Yonezawa, o medicamento pode trazer riscos para pacientes de idades extremas, como em casos abaixo dos 14 anos (exceto em casos de artrite juvenil crônica) e acima dos 60 anos por terem efeito inibitório na enzima que protege a integridade gastrointestinal.
"Quando ingeridos por um tempo prolongado podem gerar insuficiência renal e hepática, por isso, é contra-indicado em pacientes renais crônicos e hepatopatas. Além disso, um estudo britânico publicado na revista científica "Lancet" sugere que anti-inflamatórios analgésicos, podem aumentar o risco de doenças cardíacas quando ingeridos em grandes doses, podendo causar grandes trombos no interior dos vasos sanguíneos", complementa a especialista.
Qual o efeito colateral do Meloxicam?
- Anemia;
- Alergia;
- Tontura;
- Vertigem;
- Sonolência;
- Aumento da pressão arterial;
- Vermelhidão no rosto;
- Gastrite.
(*Juliana Maia, estagiária de jornalismo, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA