Mamografia: hospital regional oferece exame na região sudeste do Marajó

O exame pode ajudar a identificar sinais precoces de câncer nas mamas

Kamila Murakami

Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) faz um alerta para a importância da prevenção, o exame é fundamental para identificar a existência de sinais de câncer nas mamas, como nódulos ou calcificações. Em 2023, a unidade hospitalar realizou mais de mil mamografias no município de Breves, no Arquipélago do Marajó. 

VEJA MAIS 

image Poluição do ar pode aumentar risco de câncer de mama, aponta estudo
Pesquisadores constataram que mulheres residentes em áreas com o ar poluído possuem maior risco de desenvolver a doença

image Outubro Rosa: obesidade é fator de risco para câncer de mama, alertam especialistas
OMS alerta que obesidade está ligada a outros tipos de câncer; veja como se prevenir

Elizabeth Corrêa, supervisora de atendimento do hospital, explica que o acesso aos exames de mamografia na unidade hospitalar, que possui uma meta mensal de até 260 mamografias, é realizada por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). O HRPM dispõe de assistência de média e alta complexidade, para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara, moradores dos municípios de Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

“O Regional do Marajó atende os usuários dos municípios do 8º Centro Regional de Saúde (CRS), compreendendo sete cidades. As usuárias devem agendar o exame de mamografia, sendo necessário realizar, primeiramente, uma consulta com um médico ou enfermeiro em uma unidade de saúde desses municípios, onde é feita uma avaliação clínica e, caso seja identificada a necessidade desse exame, o profissional solicita a mamografia para essas pacientes, na Central de Regulação ou, muitas das vezes, no próprio Posto de Saúde, agendando o exame. Feito isso, essa paciente receberá um comprovante do agendamento, contendo a data e o horário que ela deverá comparecer no hospital”, conta.

Isabel Maria da Costa,64 anos, conta que não descuida do cuidado com a prevenção. “Esse exame é importante para as mulheres, atuando na prevenção do câncer na mama, verificando a existência de algum nódulo. Conheço a campanha do 'Outubro Rosa', direcionada à prevenção do câncer e que traz esse tema à tona, faço o exame regularmente”, recorda.

Serviço

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) fica na avenida Rio Branco, Nº 1.266, no centro de Breves, na Ilha do Marajó.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!