MENU

BUSCA

Língua peluda e dedo roxo: confira alguns sintomas incomuns da covid-19

Algumas manifestações incomuns, como a língua peluda, dedo roxo e erupções cutâneas estão sendo relatadas em novas pesquisas; confira

Paula Figueiredo

A perda do olfato, dor de garganta e febre são alguns sintomas que muitos acometidos por covid-19 enfrentam durante os dias que estão infectados pelo vírus. No entanto, algumas manifestações incomuns, como a língua peluda, dedo roxo e erupções cutâneas estão sendo relatadas em novas pesquisas.

VEJA MAIS

Língua pilosa

A língua pilosa ou língua de covid/peluda é causada por células mais velhas que permaneceram e se acumularam sobre as outras, formando um supercrescimento escuro, grosso e difuso. "Sei que parece muito assustador para as pessoas. Mas a aflição geralmente é temporária. Algumas pessoas também podem sentir uma sensação de queimação dentro da boca. As pessoas com esse sintoma não devem ficar assustadas", disse Chin-Chong. 

Para amenizar, pessoas com esse sintoma podem usar um raspador de língua e praticar uma boa higiene bucal para evitar o acúmulo adicional. 

Nervos formigantes

Sobre os formigamentos, a Dra. Kelly Gebo explica que os nervos podem estar inflamados por células imunes que estão combatendo a infecção. "O que não sabemos é se é impacto direto do próprio vírus ou se é inflamação. São coisas que estamos tentando descobrir", diz ela.

Dedo de covid

Conforme o Dr. Marc Sala, codiretor do Centro de Covid-19 Northwestern Medicine, cientistas ainda estão debatendo o que pode causar os dedos roxos e inchados, chamados de "dedos de covid". Uma das teorias aponta que pessoas infectadas pelo vírus podem apresentar coágulos microvasculares, que ocorrem nos menores vasos sanguíneos e bloqueiam o suprimento de sangue, causando a descoloração.

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Saúde