CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Julho Verde-Escuro conscientiza sobre prevenção ao câncer ginecológico

Órgãos mais afetados na mulher são o colo do útero, corpo do útero e o ovário

O Liberal
fonte

A Campanha Julho Verde-Escuro tem como foco conscientizar sobre o câncer ginecológico e destacar a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce dessa doença. Embora sua incidência seja alta no país, é possível reduzir significativamente esses tumores por meio de medidas preventivas seguidas pela população.

Os cânceres ginecológicos afetam um ou mais órgãos do aparelho reprodutor feminino, sendo os mais comuns no Brasil os tumores no colo do útero, no corpo do útero e no ovário. Essas formas de câncer estão entre as dez mais frequentes em mulheres no país, conforme ressalta Gustavo Guitmann, chefe do Departamento de Ginecologia Oncológica do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

VEJA MAIS

image Gravidez em idade avançada: saiba quais são os principais riscos à saúde da mulher
"As mulheres grávidas com mais idade têm maior probabilidade de desenvolver complicações de saúde materna como diabetes gestacional, hipertensão arterial e placenta prévia”, afirma o ginecologista Luiz de Campos

image Médicos extraem tumor de 42 kg de ovário, na Itália
Mulher de 49 anos procurou um ginecologista após engordar 40 quilos de repente.

image Conheça o médico mineiro que ajudou no parto de seis mil bebês em Barcarena
O médico Ginecologista e Obstetra Renato Schiavini fez carreira na cidade e não se arrepende das escolhas que fez durante a sua caminhada na cidade

"“Dentre os dez principais, em terceiro lugar, em mulher, está o câncer de colo de útero, com uma média de 17 mil casos por ano. Depois, em sétimo lugar, vem o corpo do útero, com em torno de 7,8 mil casos, [segundo] a estatística que saiu agora. E o câncer de ovário vem logo em seguida, com 7.310, isso em termos de incidência”, diz Guitmann.

Sintomas como sangramentos anormais e secreção vaginal fora do comum devem ser investigados pelas mulheres. Também é importante estar atenta se houver histórico de câncer ginecológico na família. Em todos os casos, a prevenção se baseia em exames periódicos regulares. Essas medidas podem ser cruciais para a detecção precoce e o tratamento eficaz da doença.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!