Grupo Liberal realiza campanha de doação de sangue para funcionários e público externo
A ação integra a 31ª Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat); já pela tarde, colaboradores da Redação receberam uma palestra
O Grupo Liberal promoveu, nesta quarta-feira (13), uma campanha de doação de sangue em apoio à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e como parte da programação da 31ª Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho (Sipat). A ação começou às 8h e seguiu até as 16h, no estacionamento da sede da empresa, no bairro do Marco, em Belém, onde foram atendidos tanto funcionários do grupo quanto o público em geral.
A colaboradora Daniela Sobrinho, do setor Financeiro do Grupo Liberal, participou pela primeira vez da campanha e disse que se sentiu feliz por conseguir doar sangue após várias tentativas. "É a primeira vez que estou doando e estou muito feliz. Em todos esses anos eu tentava doar, mas acabava ficando nervosa e não conseguia; agora eu consegui", disse. Daniela fez questão de incentivar outras pessoas a também doarem para que consigam ajudar a quem precisa. O motorista de aplicativo Elielson Pinheiro também esteve presente na ação.
Os primeiros 50 doadores ganharam um brinde especial, um copo de café sustentável do Grupo Liberal, e ainda, recebram um kit-lanche. A campanha já é feita há quatro anos na sede da empresa e começou no ano de 2019. Porém, em 2020, por conta da pandemia de covid-19, o projeto não foi realizado. Mas foi retornado no ano de 2021 e aberto ao público externo.
VEJA MAIS
"Essa campanha é sobre solidariedade para com a nossa sociedade. Nós já temos muitos funcionários que são doadores. Nós trouxemos a campanha com toda a estrutura, não só para os funcionários, mas também para os nossos vizinhos, para o público externo e para os familiares dos nossos funcionários", afirma a coordenadora de Gestão de Pessoas do Grupo Liberal, Renata Souza.
Renata acrescenta que a campanha faz parte do calendário anual de ações do setor de Recursos Humanos do Grupo. "Essa campanha é muito gratificante, nós fazemos com muito prazer, pois temos um grande carinho. Tanto que a gente observa as pessoas chegando cedo, os funcionários já perguntam para mim que horas começa ou pede para lhes chamarem quando a coleta começar. Aqui, nós já temos uma mobilização natural, já que as pessoas se programam para isso", conclui.
Vanessa Pimentel, assistente social do Hemopa, explica que a fundação trabalha com várias estratégias para mobilização de doadores. Uma delas é a Empresa Cidadã, por meio da qual são feitas parcerias com instituições, sejam privadas ou públicas, para fomentar a cultura da doação entre os gestores e colaboradores. "A gente tenta levar a Fundação Hemopa para dentro das empresas e facilitar a participação desses colaboradores, porque muita gente não consegue doar devido ao ritmo frenético de trabalho. A maioria das pessoas não consegue tirar um tempo para ir a uma unidade do Hemopa, então essas campanhas facilitam a participação daquele doador voluntário", frisa Vanessa.
Parceria
A assistente social acrescenta que a parceria com o Grupo Liberal é consolidada, pois já tem a adesão dos funcionários da sede. "Eles (colaboradores) já entendem que a doação de sangue é importante para a preservação da vida, para a saúde pública e faz bem não só ao paciente como ao doador. Faz bem para a mente, para o coração, pois a bolsa doada pode beneficiar até quatro pessoas", aponta.
Para os interessados em fazer a sua doação nas unidades do Hemopa, Vanessa diz que o processo é simples e que há apenas dois critérios essenciais: estar em bom estado de saúde e com intuito de fazer o bem. "A pessoa tem que ir até o Hemopa portando documento original de Identidade, fazer o seu cadastro, passar por uma triagem clínica e, estando apto, fazer a sua doação", explica.
"Também queremos avisar a população de fora da capital que temos uma nova unidade que passou a funcionar no município de Ananindeua, no shopping Metrópoles, que permitirá ao Hemopa se aproximar daquelas pessoas que residem na região metropolitana e centralizar mais a coleta de sangue", informa Vanessa.
Palestra na Redação
Durante à tarde, os colaboradores da Redação Integrada dos jornais O Liberal e Amazônia receberam a palestra "Como lidar com suas emoções", ministrada pela psicóloga Renata Dolzane. A atividade foi alusiva à campanha Setembro Amarelo. Na ocasião, a especialista fez orientações sobre como encontrar equilíbrio emocional no dia a dia de trabalho, além de abordar recomendações sobre como enfrentar a ansiedade, além de destacar a importância do auxílio profissional.
A psicóloga realizou dinâmicas de autoconhecimento entre os jornalistas presentes. O momento também foi uma forma de alertar sobre o manejo das demandas emocionais diárias, como forma de lidar com as inúmeras situações diárias no ambiente de trabalho. Para Renata, a programação é uma forma de despertar a conscientização entre os colaboradores.
"Tirar um momento para falar de saúde mental é importante sempre. E falar disso no Sipat é ainda mais atual. A saúde mental, desde a pandemia, foi algo que ficou muito evidente. As pessoas deixam de cuidar e elas ainda têm muito preconceito em falar de saúde mental. Eu acredito muito na psicoeducação. Quanto mais a gente informa, mais as pessoas sabem que precisam buscar [ajuda]. É uma forma de disseminar a ideia do autocuidado e do autoconhecimento", relata.
O repórter do Núcleo de Atualidades do Grupo Liberal, Eduardo Rocha, 60, esteve presente na programação e elogiou a iniciativa promovida em alusão ao mês voltado à saúde mental. "Quando a empresa faz uma campanha dessa no âmbito interno, é muito importante e estratégico para o bem-estar da pessoa. Tanto para os gestores, quanto para os colaboradores em geral. Eu gostei muito de participar da palestra, que abordou um aspecto muito importante da convivência", comenta Eduardo.
Programação da Sipat do Grupo Liberal
Quarta-feira (13/09)
08 a 16h - Campanha de Doação de Sangue, no estacionamento do Grupo Liberal (aberto ao público).
13h às 14h - Palestra: Como lidar com suas emoções, com a psicóloga Renata Dolzane, na Redação
Quinta-feira (14/09)
9h às 12h - Aferição de glicemia e pressão com profissionais da Hapvida, no Auditório Bloco B.
14h às 17h - Massoterapia e massagem relaxante, com profissionais do curso de estética da Unama, no Auditório Bloco B
Sexta-feira (15/09)
10h - Aulas de Fit Dance com o instrutor de Fit Dance Jonathan Feio, no Auditório Bloco B
(*Vitória Reimão e Gabriel Pires, estagiários de jornalismo, sob supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA