MENU

BUSCA

Dieta da sopa: como emagrecer até 1 kg por dia; siga o passo a passo

Veja o passo a passo da dieta da sopa. Nutricionista Nathália Oliveira tira dúvidas sobre o metódo de emagrecimento 'milagroso'

Amanda Martins

A Dieta da sopa pode fazer emagrecer até 1 kg por dia. Por ser "eficaz" a curto prazo, acabou caindo no “gosto popular” e passou a ser seguida por quem quer perder peso rápido e desintoxicar o organismo.


Na Dieta da Sopa, o indivíduo deve tomar sopa duas vezes ao dia, no jantar e no almoço, incluindo legumes, verduras e carnes magras. Além disso, também é necessário beber bastante água. Veja como começar a Dieta da Sopa e o que fazer para perder peso:

VEJA MAIS

O que é permitido comer na dieta?

Na dieta da sopa, as verduras e legumes ricos em fibras, carnes como frango, atum e ovos batidos, queijo e ave são bem-vindos. Mas deve ser evitado leguminosas como o feijão, a lentilha, arroz e massas em geral.

Quem não pode fazer a dieta da sopa?

A dieta da sopa não é indicada para mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas com tendência à hipoglicemia e idosos. Durante a dieta dos sete dias, nutricionistas também não recomendam que haja prática de exercícios físicos que exijam muito esforço.

Quais são os efeitos colaterais da dieta da sopa?

De acordo com a nutricionista Nathália Melo, uma dieta restritiva como a da sopa pode causar:

  • Queda dos cabelos;
  • Unhas quebradiças;
  • Cansaço;
  • Tontura.
  • Diminuição da imunidade;
  • Mau humor;
  • Insônia;
  • Desidratação.

image Nutricionista Nathália Oliveira (Reprodução/ Arquivo pessoal)

* Atenção: Toda a dieta precisa ser prescrita por um profissional de nutrição. A falta de orientação adequada pode representar riscos graves à saúde. Procure orientação especializada para saber qual modelo funciona melhor para o seu organismo.

Dieta da Sopa não é do Hospital do Coração

Foi noticiado em vários sites que esta Dieta da Sopa foi criada a partir de um estudo do Hospital do Coração de São Paulo, mas o próprio instituto negou. Em nota, "o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) esclarece que não é de sua autoria a receita da sopa para emagrecimento rápido que circula na internet."

Além disso, o Incor reforça que "contraindica qualquer tipo de sopa para substituição contínua de uma ou mais refeições ao dia, por entender que sua adoção não tem fundamento cientifico e, em alguns casos, pode até mesmo ser prejudicial à saúde."

Sobre a utilização de sopas em uma dieta, o hospital infere:

"A linha adotada pelo InCor para orientação de pessoas que precisam perder peso tem como base uma dieta balanceada e sempre individualizada, com nutrientes em quantidades adequadas e contemplando alimentos de todos os grupos.

Essa dieta pode até mesmo ter sopas de diferentes combinações, para serem tomadas eventualmente em uma refeição, mas sempre dentro de um cardápio variado e nunca como substituta das refeições em caráter contínuo, mesmo que "por até um mês", visando a emagrecimento rápido."

(*Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Saúde