Confira o que é Candida auris, seus sintomas e como se prevenir do 'superfungo'
Dois casos de pacientes contaminados pela Candida auris foram informados pela Anvisa, um terceiro caso está em análise

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receber uma confirmação do segundo caso de Candida auris, o novo 'superfungo' que vem gerando preocupação nas autoridades de saúde por ser multirresistente, confira o que é Candida auris, seus sintomas e como prevenir.
VEJA MAIS
Como surgiu o 'superfungo'?
A Candida auris foi isolada em 2009 a partir de uma amostra de secreção no ouvido de um paciente Japonês. Por ser uma infecção de tratamento e controle difícil, a notificação desse fungo se tornou obrigatória em 2016.
Tem casos no Brasil?
Sim. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já recebeu a confirmação de dois pacientes infectados com o superfungo, um homem de 38 anos e uma mulher de 70 anos foram isolados no início do mês. Um terceiro caso está sendo analisado.
Quais são os sintomas?
Primeiramente, o fungo é identificado no ouvido, no entanto, também pode estar relacionado a infecções urinárias e no sistema respiratório, podendo ser confundido com outros microrganismos. Os sintomas mais comuns são:
- Febre alta;
- Tontura;
- Fadiga;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Vômitos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é difícil, já que os métodos de identificação são pouco eficazes para a identificação do superfungo. É importante realizar exames específicos como o MALDI-TOF para confirmar a espécie, além de realizar testes diferenciais para descartar outras leveduras. Outro fato importante é coletar materiais de sangue, secreção de ferida, secreções respiratórias, um antifungigrama e urina.
Quem tem mais risco de ser infectado pela Candida Auris?
- Pessoas internadas: aqueles internados por longos períodos em hospitais têm mais chance de ser infectado.
- Uso de antibióticos: uso prolongado ou indiscriminado de antibióticos também pode favorecer a contaminação.
- Cirurgia: pessoas que foram submetidas a alguma cirurgia ou possuem doenças crônicas como diabetes, têm mais tendência de ser infectado, já que o sistema imunológico está debilitado.
VEJA MAIS
Qual é o tratamento para a Candida auris?
O tratamento é definido pelo médico de acordo com a gravidade da situação e como o sistema imunológico do paciente está, podendo ser indicado o uso de antifúngicos da classe Equinocandinas e combinações de vários antifúngicos em doses altas.
Como posso me prevenir?
Lavar bem as mãos, desinfetar o ambiente hospitalar e os dispositivos médicos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA