MENU

BUSCA

Câncer de mama tem até 95% de chances de cura com diagnóstico precoce

Mês de outubro é marcado por ações de prevenção e divulgação sobre a doença

Emilly Melo

O mês de outubro é marcado por ações de conscientização sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa busca incentivar o autoexame, a realização de mamografias e também prestar apoio a quem foi diagnosticado com a doença. 

De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), as possibilidades de ter o tumor curado podem chegar a 95% se o paciente for diagnosticado precocemente.

VEJA MAIS

'Pedal Rosa' pode virar lei em Ananindeua
Projeto de lei que institucionaliza Campanha Outubro Rosa tramita na Câmara Municipal

Morre Olivia Newton-John, de 'Grease', aos 73 anos; cantora usava cannabis na luta contra o câncer
Olivia ficou conhecida pelo seu papel como Sandy Olsson no filme Grease, onde marcou com a sua interpretação de Hopelessly Devoted to You; ela morre aos 73 anos, depois de lutar por mais de 30 anos contra o câncer

Tratamento inovador no combate ao câncer de mama é utilizado pela primeira vez no Pará; confira
A medicação chamada de trastuzumab deruxtacan foi mostrada no congresso da Sociedade de Clínica Oncológica Americana (Asco), nos Estados Unidos, e se mostrou eficaz no combate a doença para as mulheres que não possuem a proteína HER2+.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que esse tipo de câncer atinge principalmente as mulheres, especialmente acima dos 50 anos. No entanto, a instituição também afirma que homens podem ser acometidos pela doença, porém a situação é mais rara.

Entre as pessoas que têm a doença, apenas cerca de 1% são do sexo masculino. 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Saúde