Bariátrica pode ajudar a melhorar memória e atenção do paciente, afirma estudo

Pesquisadores descobriram que o procedimento pode estar diretamente relacionado à melhoria das funções cognitivas

Carolina Mota
fonte

Um estudo publicado no JAMA Network Open neste mês concluiu que a cirurgia bariátrica pode promover outros benefícios ao paciente além da perda de peso. De acordo com o artigo, o procedimento pode, ainda, atuar na função cognitiva, melhorando a memória e a atenção.

A pesquisa incluiu 133 participantes, com idades entre 35 e 55 anos. Segundo os pesquisadores, os resultados do estudo mostraram que 11% dos participantes tivera, uma melhora na memória de trabalho; 31% demonstraram melhora na memória episódica; 24% apresentaram melhoria na fluência verbal; 40% conseguiram melhorar a atenção, e 43% na melhora na cognição global.

VEJA MAIS

image Retatrutida: conheça o medicamento que auxilia na luta contra a obesidade
Droga em teste faz paciente perder 25% do peso e é vista como alternativa à cirurgia bariátrica

image Remédio em teste possibilita alternativa à cirurgia bariátrica por ajudar na perda de ¼ do peso
Estudo preliminar mostrou que a medicação pode ajudar na perda de até 24% do peso corporal. Na bariátrica, percentual se aproxima dos 30%

Cerca de 80% dos entrevistados eram mulheres. Para fazer o estudo, os pesquisadores usaram testes neuropsicológicos, exames de ressonância magnética e testes laboratoriais para avaliar a cognição no início do estudo e, depois, 6 meses e 24 meses após a cirurgia bariátrica. 

Segundo os cientistas, o córtex temporal – envolvido em processos como memória, reconhecimento de linguagem e objetos e processamento de visão e som – apresentou maior espessura cortical após a cirurgia e permaneceu assim durante o acompanhamento de dois anos.

Por fim, o estudo também mostrou que a pressão arterial foi significantemente mais baixa nos seis e 24 meses após a cirurgia. O uso de medicamentos para comorbidade também foi substancialmente menor no primeiro ano após o procedimento.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão do editor de conteúdo de Oliberal.com, Bruno Magno

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!