CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Andar de bicicleta ajuda a prevenir artrose no joelho e fortalece as articulações

Atividade de baixo impacto fortalece as articulações e pode aliviar sintomas da doença, aponta pesquisa científica

Hannah Franco | Especial O Liberal
fonte

Uma atividade simples, divertida e acessível pode ser uma poderosa aliada na prevenção da artrose no joelho: pedalar. Um estudo publicado na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise revelou que andar de bicicleta, seja ao ar livre ou na versão ergométrica, dentro da academia, está associado a uma redução significativa no risco de desenvolver osteoartrite nos joelhos.

🚴‍♂️ A pesquisa fez parte do Osteoarthritis Initiative, um estudo de dez anos realizado nos Estados Unidos com mais de 2.600 participantes com idade média de 65 anos. Os pesquisadores analisaram a prática de atividade física ao longo da vida dos voluntários, além de exames de imagem dos joelhos e relatos de dor ou rigidez nas articulações. Os resultados mostraram que aqueles que pedalaram com frequência apresentaram uma probabilidade 17% menor de sentir dores constantes nos joelhos, além de menos sinais radiográficos de artrose.

VEJA MAIS

image Pedalando em Belém: descubra o ciclismo como estilo de vida e comunidade
Conheça os benefícios do esporte e onde praticar na capital

image Dia Mundial da Bicicleta: ciclistas reforçam que esse meio de transporte é sinônimo de saúde
A prática, que faz parte da rotina de milhares de pessoas, influencia na saúde mental e física, além de ser sustentável

Segundo especialistas, a explicação está no tipo de esforço que a bicicleta exige. Por ser uma atividade de baixo impacto, o ciclismo poupa as articulações do desgaste comum em exercícios de alto impacto, como corrida. Além disso, pedalar fortalece a musculatura das pernas, o que protege os joelhos e melhora a estabilidade da articulação.

🦵 Outro ponto importante destacado pelos pesquisadores é que os benefícios são cumulativos: quanto mais cedo o hábito de pedalar é adotado, melhores os resultados. O estudo considerou a prática da atividade em diferentes fases da vida e indicou que mesmo pessoas que começaram a pedalar mais tarde ainda colheram efeitos positivos.

Além de proteger os joelhos, o ciclismo também contribui para a saúde cardiovascular, ajuda a controlar a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e auxilia no controle de peso, fator que, por si só, também reduz a sobrecarga nas articulações.

Quanto pedalar?

🚲 Os especialistas recomendam pelo menos 25 a 30 minutos de bicicleta, três vezes por semana, para obter os benefícios na saúde articular. Em casos já diagnosticados de artrose, o exercício ajuda a aliviar sintomas, reduzindo dor e rigidez, e ainda melhora a mobilidade.

Outras atividades de baixo impacto também são recomendadas para quem busca prevenir ou tratar a artrose, como natação, hidroginástica, caminhada, pilates, fisioterapia e exercícios em aparelhos como o transport, que simula corrida sem impacto.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!