Hidratação e inchaço: Nutricionistas explicam a relação entre os dois
Coma proximidade dos dias mais quentes e do verão amazônico, é necessário maior atenção ao maior consumo de água para evitar problemas de retenção de líquidos
Você já se sentiu inchado e achou que estava retendo líquidos porque bebeu demais? Essa é uma ideia comum — mas nem sempre correta. Na verdade, a baixa ingestão de água, principalmente no verão, é uma das principais causas da retenção de líquidos no corpo. Ou seja, o inchaço pode ser um sinal de que seu corpo está precisando de mais hidratação, e não de menos.
Pensando nesse assunto e com a proximidade dos dias mais quentes na capital paraense, o OLiberal.com conversou com duas nutricionistas sobre a relação de consumo de água e inchaço. Saiba mais a seguir:
O que é e o que causa o inchaço?
O inchaço, também chamado de edema, ocorre quando há acúmulo de líquido nos tecidos. Ele pode ser localizado — como nos pés e tornozelos após muitas horas em pé — ou mais generalizado. Alguns fatores contribuem para o caso, como: sedentarismo, alterações hormonais, problemas de saúde como doenças renais e cardíaca se alimentação rica em sódio.
Para a nutricionista especialista na área clínica esportiva e saúde intestinal, Rafaela Dias, devemos prestar mais atenção no consumo de sódio:
"O sódio é o principal causador da retenção de líquido e do inchaço. Beber mais água realmente ajuda a desinchar mais o corpo porque se você tem uma retenção de líquido, o seu corpo segura essa água como mecanismo de defesa. Então, melhorando os rins a gente ajuda isso também, além disso, a água estimula a circulação sanguínea e linfática que ajuda na eliminação dos líquidos acumulados nos tecidos", explica.
VEJA MAIS
Para além de beber água, a ingestão de alimentos ricos em água também ajudam na hidatação, como ressaltra Fernanda: "Alimentos como a melancia, laranja, morango, além de chás e sucos naturais ajudam a manter o corpo hidratado", diz. Porém, é preciso ter cuidados com os chás e sucos, conforme explica a também nutricionista Rafaela Dias: "dependendo do chá e dependendo do suco pode ou não ter adoçante, corantes, aditivos etc. então é melhor que realmente a hidratação seja feita primordialmente por meio da água", explica.
Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com.