Bloqueio do nervo frênico: entenda o procedimento feito por Bolsonaro
A intervenção cirúrgica foi realizada nesse sábado (27) para o tratamento contra os soluços constantes do ex-presidente
O ex-presidente Jair Bolsonaro, conforme informações divulgadas pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, retornou ao centro cirúrgico nesse sábado (27) para realizar um novo procedimento, parte do tratamento contra os soluços constantes. Dessa vez, Bolsonaro fez um bloqueio do nervo frênico. Segundo Michelle, o ex-presidente já está no quarto se recuperando.
VEJA MAIS
O que é o nervo frênico?
O nervo frênico é responsável pelo controle do diafragma, músculo primordial para a respiração. Ele inicia no pescoço e passa pelo tórax até chegar ao abdômen. Se está inflamado ou irritado, o nervo pode provocar contrações involuntárias no músculo, ocasionando soluços — resultado de uma contração súbita com o fechamento da glote em seguida.
O que a inflamação ou irritação no nervo frênico pode provocar?
A inflamação ou irritação no nervo frênico pode provocar, além de soluços, falta de ar, dor nos ombros e cansaço. Caso o quadro se prolongue por mais de 48 horas, já é considerado constante e chega a interferir no sono, alimentação e fala.
O que causa inflamação ou irritação no nervo frênico?
A inflamação ou irritação no nervo frênico pode ser causada por cirurgias torácicas e/ou abdominais, refluxo gastroesofágico, inflamações no tórax, infecções pulmonares, tumores e doenças neurológicas e/ou metabólicas.
Como é feito o procedimento de bloqueio do nervo frênico?
O bloqueio do nervo frênico pode ocorrer de três maneiras: com medicação, anestésicos ou frenicotomia (corte). A interrupção temporária da atividade auxilia no tratamento de soluços constantes.
Palavras-chave