MENU

BUSCA

Alergias: saiba identificar alergias a medicamentos ou alimentos

As alergias são ocasionadas através dos mais diversos alimentos, medicamentos e até mesmo insetos ou animais

Paula Figueiredo

Muitas pessoas ao redor do mundo convivem com as reações inesperadas do corpo humano após serem submetidas a algum composto que causa irritabilidade, ou melhor dizendo, alergia. Essas respostas podem vir das mais inesperadas substâncias, porém, geralmente estão em determinados alimentos e medicamentos que podem até mesmo levar a morte. Pensando nisso, o oliberal.com explicou como identificar as alergias mais comuns e seus sintomas. 

VEJA MAIS

Alergia ao sexo? Entenda a doença rara que pode causar paralisia temporária
Entenda o caso inusitado que aconteceu com uma jovem de 18 anos

Durante pandemia, alergias merecem cuidados específicos
Associação recomenda, aos primeiros sintomas, procurar um médico

Por que ocorrem as alergias?

As alergias ocorrem quando o sistema imunológico do corpo responde de um jeito anormal a certos alimentos ou medicamentos após fazer uma identificação incorreta, reconhecendo-os como um "invasores" ao organismo. 

Como identificar uma alergia?

Os primeiros sintomas que um paciente pode sentir quando possui alguma alergia é a dificuldade na respiração, chiado ao respirar e bloqueio das vias respiratórias. Outra manifestação é o formigamento da boca e, em alguns casos mais severos, o fechamento total da respiração. 

Alergia aos alimentos

As alergias alimentares consistem em uma reação aumentada do sistema imunológico a algum tipo de proteína dos alimentos e podem ser igE mediadas, não-IgE mediadas ou mistas. Elas surgem em qualquer idade e são derivadas dos mais diversos alimentos, desde ovo, castanhas, mariscos, abacaxi e a mais comum: leite de vaca. 

Alergia a medicamentos

A alergia medicamentosa é reação anormal contra algum remédio, onde o organismo passa a considerar o medicamento prejudicial à saúde. Os mais comuns são: dipirona e paracetamol. 

Alergia a proteina do leite

Em bebês, um dos sinais que demonstram alergia à proteína do leite são os vômitos constantes, cólicas, constipação, refluxo e problemas na pele. Geralmente os sintomas aparecem logo no primeiro ano e precisam de uma mudança na alimentação da criança. 

Intolerância à lactose

Em contraste a alergia à proteína do leite, mas facilmente confundida, a intolerância à lactose não envolve o sistema imunológico, ela causa apenas uma incapacidade de digerir o açúcar encontrado no leite de vaca, a lactose. Tudo isso devido uma dificuldade, que pode ser total ou parcial, do organismo de produzir a enzima que quebra a lactose, por isso o composto se acumula no intestino e é fermentado pelas bactérias. Os sintomas são:

  1. Dor e inchaço abdominal
  2. Diarreia
  3. Gases
  4. Azia
  5. Náusea
  6. Dor de cabeça 

Alergias podem levar à morte

Se não for tratada, uma alergia pode levar uma pessoa à morte, por isso, é sempre importante procurar um diagnóstico médico após sentir algum desconforto ao consumir algum alimento ou medicamento.  

(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Saúde