Azelan (Ácido Azelaico): para que serve, como usar e quais os benefícios e riscos
O paciente pode encontrar o medicamento nas farmácias em creme, gel ou fórmula magistral (indicados para o tratamento individualizado)

O Azelan (Ácido Azelaico) é um remédio de uso tópico e indicado principalmente para o tratamento de rosácea. Constituído de ácido azelaico, que possui ação antibacteriana e anti-inflamatória, o medicamento também é eficaz no tratamento da acne e ajuda a reduzir os cravos e o espessamento das células da pele responsáveis pela obstrução deles.
VEJA MAIS
O Ácido Azelaico, também conhecido como ácido nonadióico, é naturalmente encontrado no trigo, centeio e cevada. Com o nome "Azelan", ele pode ser encontrado na forma de gel ou creme em bisnagas de 30 g, gel 150 mg/g ou Azelan creme dermatológico 200 mg/g.
Para que serve o Azelan (Ácido Azelaico)? (Benefícios)
- Clareamento da pele;
- Controlade da oleosidade;
- Tratamento de acnes (cravos e pústulas);
- Rosácea.
Assista ao vídeo de especialista sobre o Azelan (Ácido Azelaico)
Como usar Azelan (Ácido Azelaico)?
- Lavar a região com sabonete de limpeza facial;
- Seque bem a pele utilizando uma toalha limpa e seca;
- Coloque uma pequena quantidade do medicamento na ponta do dedo e, em seguida, aplique nas áreas afetadas;
- Lave as mãos após a aplicação.
Segundo a médica Mirrelle Nobre, quando o paciente usa corretamente o medicamento, a melhora do problema pode ser visualizada a partir de 3 meses, em média. Além disso, a única restrição para a administração do Azelan é em crianças, dependendo do caso.
"O Azelan age nas camadas mais superficiais da pele controlando oleosidade, as bactérias locais que causam acne, age também como antiinflamatório local e clareador. Também pode ser usado por todos os tipos de peles e, até mesmo, em gestantes e jovens/adolescentes", explica.
O que tem no Azelan (Ácido Azelaico)?
200 mg de ácido azelaico. Excipientes: éster de polioxietileno de ácido graxo, cutina, octanoato cetoarílico, miristato de isopropila, propilenoglicol, glicerol, ácido benzoico e água purificada.
Quais os riscos do Azelan (Ácido Azelaico)?
- Evitar o uso de outros remédios na mesma região de aplicação, exceto se houver recomendação médica, pois pode causar irritação na área;
- Não usar o Azelan em quantidade maior que a indicada, podendo intensificar o problema apresentado;
- Pacientes que fazem uso do Azelan devem evitar consumir bebidas alcoólicas e alimentos picantes, que podem intensificar o problema;
Qual o efeito colateral do Azelan (Ácido Azelaico)?
- Queimação no local de aplicação;
- Coceira;
- Sensação de ardor;
- Ressecamento;
(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA