MENU

BUSCA

Instituição católica promove atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade

São 250 cadastrados; entre as atividades desenvolvidas, aulas de alfabetização e artesanato fazem parte

Camila Azevedo

Cerca de 250 idosos são atendidos na Paróquia dos Capuchinhos, em Belém, através de um projeto social desenvolvido na Casa do Pão. Alimentação, aulas de alfabetização, artesanato e diversos tipos de atendimentos médicos são oferecidos no espaço, que conta com a ajuda de voluntários e doadores. Todo ano, o trabalho é fortalecido com a festividade de Santo Antônio, que começou ontem (31), momento em que parte da renda é destinada para ajudar no projeto, que carece de apoio governamental.

As terças, quartas e quintas-feiras são os dias em que a atividade é desenvolvida na Casa do Pão. Para além de distribuir alimentos, a iniciativa visa promover o bem estar dos idosos acolhidos, uma vez que realizar diferentes tipos de ações, como pintura em tecidos, espiritualidade, recreação e aprendizados de escrita e leitura fazem parte do objetivo de estimular a memória e o corpo para evitar o aparecimento de doenças, como o alzheimer. Dos 250 idosos cadastrados, apenas 100 participam dos trabalhos diários.

VEJA MAIS

Junto a isso, atividades que envolvam a memória, com músicas, jogos e comemorações de datas festivas fazem parte. “Eu fiquei aposentada, meus filhos estavam longe de casa, eu sozinha, fiquei triste e precisei voltar à atividade. Pedi para o frei da igreja me dar algo para fazer e logo me deixaram trabalhar com arte e culinária, ensinei muita gente a fazer bombons e ovos de páscoa. Tem gente que vem vender aqui que aprenderam comigo, é o ganha pão delas”, comemora a professora.

Como ajudar

A Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos fica localizada na avenida Conselheiro Furtado, nº 3320, entre José Bonifácio e Castelo

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h ou das 14h30 às 17h30.

Responsabilidade Social