MENU

BUSCA

Relembre a música e a história da grande voz de Amy Winehouse

Cantora inglesa completa oito anos de morte prematura nesta terça-feira, 23,

Vito Gemaque

Há oito anos uma das maiores vozes que surgiu na música mundial com a despedida prematura de Amy Winehouse, aos 27 anos. Bastaram dois álbuns para Winehouse ser comparada às grandes cantoras como Nina Simone, Aretha Franklin e Etta James. O swing e a técnica inconfundível com fortes influências da música negra americana como jazz, rhythm and blues e soul levou a voz de Amy ao mundo inteiro levando críticos a considerarem como a artista britânica mais importante do século XXI.


 

O primeiro álbum 'Frank' lançado em 2003 foi bem recebido pela crítica, mas não conseguiu alcançar o mesmo sucesso nas vendas. Foi somente três anos depois com o lançamento do segundo álbum 'Back to Black', em 2006, que Amy conseguiu ter projeção mundial. O segundo álbum foi aclamado pelos críticos e, impulsionado pelo êxito de ‘Rehab’, a canção que marcou Winehouse.

‘Back to Black’ foi o disco mais vendido do mundo em 2007, com seis milhões de cópias comercializadas e venceu cinco troféus durante a 50.ª edição dos Grammy Awards, em 2008. Amy se tornou a cantora britânica mais premiada em apenas uma edição da premiação. O sucesso de ‘Back to Black’ também impulsionou as vendas de Frank que atingiu quatro milhões de cópias em 2008.

No Brasil, em 2009, Amy Winehouse chegou à primeira posição entre as cantoras internacionais que mais venderam no ano anterior, de acordo com a revista Veja, superando os 500 mil álbuns comercializados.

Ao mesmo tempo, que alcançava sucesso na carreira musical impensável para a menina nascida no subúrbio de Londres vinha o assédio da mídia e dos paparazis. A pressão da fama cobrou um preço alto para a menina que queria apenas cantar. Apesar do sucesso na carreira a vida pessoal foi marcada por muitas baixas, com relacionamentos amorosos abusivos, consumo de drogas e tentativas de reabilitação, problemas familiares, e até agressão à fãs.

Influenciada pelo pai a cantora tentou retornar aos palcos em 2011, mas não conseguiu. No dia 23 de julho de 2011, o mundo perdia o talento de Amy em sua própria residência, em Londres, devido a uma ingestão excessiva de bebidas alcoólicas após um período de abstinência. Amy Winehouse deixava para sempre seu legado na história da música mundial.


 

O Liberal