Mousse de maracujá trufado: aprenda a receita
Sobremesa combina o sabor azedinho do maracujá com uma camada cremosa de chocolate e é uma opção para servir em ocasiões especiais
Para quem gosta de sobremesas cremosas e com contraste de sabores, o mousse de maracujá trufado é uma ótima opção. A receita combina a acidez característica da fruta com a doçura e a cremosidade do chocolate, resultando em uma sobremesa que agrada diferentes paladares.
Além de saboroso, o preparo é simples e não exige muitos ingredientes. O mousse pode ser servido em uma travessa ou distribuído em taças individuais, sendo uma alternativa para o almoço em família, encontros com amigos ou ocasiões especiais. Confira o passo a passo.
Ingredientes do mousse de maracujá trufado
- 1 lata ou caixa de leite condensado (395 g)
- 1 caixa de creme de leite (200 g)
- 200 ml de suco concentrado de maracujá
- 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
- 5 colheres de sopa de água
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 1 caixa de creme de leite (200 g)
- Polpa de 1 maracujá para decorar
VEJA MAIS
Modo de preparo do mousse de maracujá trufado
- Em um recipiente pequeno, hidrate a gelatina incolor com as 5 colheres de sopa de água e deixe descansar por alguns minutos.
- Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem.
- No liquidificador, coloque o leite condensado, o creme de leite e o suco concentrado de maracujá.
- Bata por cerca de 2 minutos, até obter um creme liso e homogêneo.
- Acrescente a gelatina dissolvida e bata novamente por alguns segundos.
- Transfira o mousse para uma travessa ou para taças individuais e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas, ou até ficar firme.
- Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas, em intervalos curtos, mexendo a cada pausa.
- Quando estiver completamente derretido, acrescente o creme de leite.
- Misture bem até formar uma ganache lisa, brilhante e cremosa.
- Espere a cobertura amornar antes de colocá-la sobre o mousse já firme.
- Retire o mousse da geladeira e espalhe cuidadosamente a cobertura trufada por toda a superfície. Finalize com a polpa do maracujá ou confeitos
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA