CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Rainha das Rainhas: saiba a origem e confira curiosidades do concurso paraense

Neste ano, o evento chega à sua 76ª edição. O concurso de fantasia e beleza do Carnaval, realizado em Belém desde 1947, é considerado um dos mais antigos do Brasil

Juliana Maia
fonte

O Rainha das Rainhas, realizado desde 1947, é um dos concursos mais antigos do Brasil e possui destaque no Pará. O evento acontece anualmente na época do Carnaval e leva aos palcos as modelos, que representam cada um dos clubes que participam do tradicional desfile paraense. Este ano, o RR chega à 76ª edição e, além da disputa, exalta a beleza das fantasias e o brilho das candidatas. Saiba tudo sobre a música tema do concurso, a primeira campeã, as candidatas para 2024, onde será o desfile e como assistir ao vivo.

Sediado pela primeira vez no Clube dos Aliados, o concurso nasceu para cessar a briga entre políticos. Para colocar a ideia em prática, os jornalistas Ossiam Brito e Isaac Soares reuniram clubes para disputarem em um evento, na intenção de superar as desavenças políticas. A partir de então, o RR passou a ser realizado anualmente. Um desfile onde todos os participantes se reuniam para decidir quem seria a representante do carnaval paraense.

VEJA MAIS

image Alane Dias e Isabelle Nogueira representam culturas do Norte como Rainha das Rainhas e Cunhã-poranga
Participantes do reality exaltam a beleza e a força feminina nos festivais tradicionais de seus estados Pará e Amazonas

image Alane conta aos brothers sobre o Rainha das Rainhas e fala para Isabelle: 'Super deveria participar'
A paraense ganhou o concurso em 2018 e falou da conquista como a realização de um sonho

image Rainha das Rainhas prepara uma edição especial no dia 23 de fevereiro

A partir de 1973, o concurso começou a ter uma visibilidade ainda maior, se tornando conhecido ao redor do Brasil, ao ser assumido pelo grupo O Liberal. No início, somente oito grupos participavam da disputa e este número começou a aumentar com o passar dos anos e já envolveu, em média, 20 clubes participantes na mesma edição.

 

Como a música foi escolhida?

Em 1979, a música "Papaya", do tecladista Lafayette Coelho, integrou o Rainha das Rainhas e, até hoje, é a trilha sonora que prevalece no evento. A escolha do tema se deu pelos radialistas Luiz Antônio e Alberto Pinheiro.

Naquela época, o Rainhas não tinha uma música para transmitir nos telejornais durante a divulgação do evento e, após Luiz e Alberto ouvirem diversas canções, cinco músicas chegaram à votação final. "Papaya" foi a escolhida, indo além da exibição em telejornais, e se tornou a identidade do concurso, com várias versões ao longo dos anos.

 

Quem foi a primeira campeã?

Em 1947, com sua primeira edição, o concurso deu o título de Rainha do Carnaval à Odete Chaves, representante do Clube dos Aliados. A candidata conquistou a coroa levando ao desfile, em sua fantasia, o tema "Laveski".

image Conheça todas as Rainhas das Rainhas desde 1947
Veja nomes e clubes que venceram o maior concurso de beleza do carnaval paraense

 

Quantas candidatas participam?

Em 2024, 13 clubes participam do desfile de beleza e fantasia e disputam o cobiçado título de Rainha das Rainhas do Carnaval. Confira:

- Associação de Desportos Recreativa Bancrévea;
- Clube dos Advogados;
- Guará Acqua Park;
- Grêmio Literário e Recreativo Português;
- Pará Clube;
- Paysandu Sport Club;
- Tênis Clube do Pará;
- Cassazum;
- Assembleia Paraense;
- Clube do Remo;
- Tuna Luso Brasileira;
- Clube de Engenharia;
- e Associação dos Sargentos QESA, Cabos, Soldados e Taifeiros da Aeronáutica (Casota).

Quando acontece o desfile?

Em 2024, a edição do RR será realizada no dia 23 de fevereiro, na sede campestre da Assembleia Paraense. Até o último concurso, o desfile acontecia no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Buscando homenagear e retornar aos momentos que marcaram a trajetória do evento, este ano, o local foi alterado para a AP.

Como assistir ao Rainha das Rainhas?

A transmissão ao vivo do evento pode ser acompanhada no portal O Liberal, a partir das 20 horas, no dia 23 de fevereiro. 

(Juliana Maia, estagiária sob supervisão da Editora Web de Oliberal.com, Vanessa Pinheiro)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!