MENU

BUSCA

Programação do Janeiro Branco, da PMB, chama a atenção para a saúde psicológica

Evento na praça da República aborda o tema com motivação e alegria

Redação Integrada

As pessoas que se sentem sozinhas, deprimidas, ansiosas e que precisam conversar com alguém devem procurar as unidades de saúde do município de Belém para serem atendidas por psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. "As unidades de saúde do município têm psicólogos, os profissionais para fazer essa psicoeducação", diz Vera Fonseca, coordenadora de Referência Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Ela deu essas informações durante a programação do Janeiro Branco, que a Prefeitura de Belém realiza, na manhã deste domingo (20), na Praça da República. O mês é dedicado à conscientização de cuidados com a saúde mental.

Nos casos específicos, quando a pessoa está precisando de um acompanhamento médico, psiquiátrico, ela é encaminhada da unidade de saúde para os Centro de Atenção Psicossocial (Caps). "Mas, caso a pessoa queira, pode procurar diretamente o Caps, que é porta aberta", acrescenta.

Em Belém há quatro Caps de gestão municipal e cinco de gestão estadual.

Dependendo do distrito, um Caps pode atender até oito mil pessoas por mês. Outro pode atender cinco mil.

Mas, em média, mil pessoas procuram esses serviços por mês.

Segundo Vera Fonseca, "a gente busca hoje não falar propriamente dos transtornos das doenças. Mas vocês vão ver a todo momento, aqui, que as pessoas estão buscando saúde. Quais as possibilidades dessa saúde? É se relacionar, ler um livro, brincar. É um domingo alegre, para escrever uma proposta de vida nova", afirmou.

As pessoas devem procurar esse atendimento de saúde mental quando se sentem ansiosas e que algo está diferente. "Sente uma grande tristeza, a mão fica gelada, o coração dispara, tem dor de cabeça, não dorme bem e não sente vontade de banho e nem de trabalhar. Então, nesse caso, é hora de buscar ajuda", disse Vera.

A ação, na Praça da República, conta com atividades de relaxamento e alongamento, caminhada pela praça, danças circulares, posturas de ioga para iniciantes, oficinas artísticas para crianças, fisiotaichi, mindfulness, rodas de conversas psicoeducativas, apresentação de teatro, atrações musicais e arteterapia.

O Liberal