MENU

BUSCA

Prefeitura diz que retorno das aulas presenciais está previsto para 16 de julho

As aulas na TV aberta, que foram organizadas como alternativa ao recesso, seguem até 15 de junho, quando vai começar o período de férias de 30 dias

João Thiago Dias

Depois de 78 dias da suspensão das aulas presenciais da rede municipal de ensino na capital paraense, como umas das medidas preventivas mediante à pandemia da covid-19, a Prefeitura Municipal de Belém informou que o retorno do cronograma escolar está previsto para o dia 16 de julho. As aulas na TV aberta, por meio da RedeTV, no canal 47, que começaram no dia 14 de maio como alternativa à suspensão das atividades presenciais, seguem até o dia 15 de junho, quando começará um período de férias de 30 dias.

A informação foi comentada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, por meio de live no instagram pessoal dele, no fim da tarde desta quarta-feira (03). "Já tomamos a decisão. Aulas na TV até dia 15 de junho. Depois, começam as férias escolares. A previsão de retorno da rede municipal de ensino é dia 16 de julho. Esse é o plano, mas ainda temos bastante tempo para isso tudo evoluir. Espero que esteja tudo okay até lá", comentou o prefeito.

O conteúdo das aulas na TV aberta fazem parte do programa "Educa Belém - Aprendendo em casa", com transmissão de segunda a sexta. Pela manhã, das 9h às 10h30, as aulas são voltadas para alunos dos ciclos I e II, ou seja, do 1º ao 5º ano. À tarde, das 16h às 17h, são programas direcionadas para os ciclos III e IV, correspondendo ao 6º e ao 9º ano, e, também, para alunos da educação de jovens e adultos. Os programas têm tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).  

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) para apurar quais os critérios epidemiológicos vão fundamentar a volta às escolas e quais estratégias devem ser adotadas para organizar o ano letivo.

Em nota, a Semec informou que "está em fase de planejamento para o retorno e, como anunciado pelo prefeito em live na rede social nesta quarta-feira, 03, às aulas municipais estão previstas para voltarem no dia 16 de julho. Assim que as medidas preventivas para a não proliferação do vírus estiverem estabelecidas faremos uma ampla divulgação".

O recesso estudantil em Belém começou no dia 18 de março, a partir da publicação do decreto municipal Nº 95.955, que estabeleceu várias recomendações para conter a propagação do novo coronavírus. A princípio, a suspensão das aulas iria até 2 de abril, mas seguiu sem previsão para encerramento.

Neste período, a Semec também distribuiu kits merenda escolar com carnes, legumes, verduras, arroz, feijão, leite, mingau, entre outros alimentos, no intuito de assegurar o suporte aos mais de 72 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

O Liberal