CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Veja como se inscrever ou atualizar os dados no CadÚnico

Por meio do cadastro no Cadúnico, os beneficiários podem ser incluídos em programas sociais, assistência e redistribuição de renda.

O Liberal

O Cadastro Único (CadÚnico) é uma ferramenta utilizada pelo Governo Federal para coletar dados e ajudar famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e econômica, com a inclusão de programas sociais, assistência e redistribuição de renda. 

O programa atende famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 550), ou renda bruta mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300); pessoas que moram sozinhas, conhecidas como famílias unipessoais ou que vivem em situação de rua, sozinhas ou com a família; além de famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que estejam incluídas em programas sociais nas três esferas do governo. 

Por meio do cadastro no Cadúnico, os beneficiários podem ser incluídos em programas como: Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda; Tarifa Social de Energia Elétrica; Água para todos; Programa Brasil Alfabetizado; Benefício de Prestação Continuada (BPC); Serviços Assistenciais;Casa Verde e Amarela; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti); Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental); Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; entre outros. 

Como se inscrever no CadÚnico

Por meio de uma entrevista, que normalmente acontece presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o representante da família, a atendente realiza perguntas sobre os aspectos sociais da família, como: 

- Quem são os membros da família;

- Se a família é indígena ou quilombola;

- Presença de membro com deficiência na família;

- Características do domicílio;

- Despesas;

- Grau de escolaridade dos integrantes;

- Características de trabalho e remuneração dos integrantes da família.

Preferencialmente, o representante da família deve ser uma mulher, acima de 16 anos, e possuir CPF ou título de eleitor, e apresentar os seguintes documentos:

- Certidão de Nascimento;

- Certidão de Casamento;

- CPF;

- Carteira de Identidade — RG;

- Carteira de Trabalho;

- Título de Eleitor;

- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) — somente se a pessoa for indígena.

Consulta de dados

Os beneficiários podem acessar o aplicativo Meu CadÚnico para acompanhar a inscrição no programa e a situação dos dados, caso precise de atualização ou estejam em processo de averiguação. 

É recomendado realizar a atualização sempre que houver alteração nos dados informados no cadastro, como composição familiar, por nascimento, morte ou saída de alguém da casa; endereço; renda; documentação do responsável familiar; ou mudança de escola de crianças e adolescentes. 

Devido à pandemia, a coleta e consulta de dados no sistema pode ser feita por telefone, canais digitais ou presencialmente. Sendo que a atualização é necessária a cada dois anos, e em casos de falta de atualização cadastral em um prazo de 4 anos, o registro poderá ser excluído. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA