CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ursula Vidal deixa Secretaria de Cultura do Pará (Secult); entenda o motivo

Decreto de exoneração assinado pelo governador Helder Barbalho foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (04.06)

Keila Ferreira
fonte

A jornalista Ursula Vidal não é mais titular da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Foi publicado, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (04.06), o decreto assinado pelo governador do Pará Helder Barbalho com a exoneração de Úrsula. Na mesma edição, também foi publicado o decreto de nomeação dela para o cargo de assessora especial II. Procurada pelo Grupo Liberal, a jornalista explicou que continuará atuando no governo em projetos estratégicos que envolvem, principalmente, a 30ª edição da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém em 2025

"Sigo colaborando com os projetos estratégicos do Governo, em áreas mais específicas afeitas aos equipamentos COP, até que a estratégia política para a eleição de Belém seja desenhada, sob a liderança de nosso Governador". disse Vidal. "Permaneço à disposição do governo e da sociedade paraense para contribuir com o que puder na construção sólida, justa, diversa e democrática da implementação das políticas públicas de cultura em nosso Pará", acrescentou.

Ela não confirmou se virá como candidata a algum cargo na capital paraense e informou que está "aguardando a estratégia eleitoral".

Ursula Vidal foi nomeada titular da Secult ainda no início da primeira gestão do governador Helder Barbalho, em janeiro de 2019. Em abril de 2022 ela saiu do cargo para concorrer a deputada federal pelo MDB. Na eleição desse ano, ela obteve 29.655 votos (0,65% do total), mas não foi eleita. A jornalista retornou para a Secretaria de Cultura do Pará em 1 de fevereiro de 2023. 

Na manhã desta terça-feira, Ursula Vidal publicou uma mensagem em suas redes sociais anunciando a saída da Secult. 

"Agradeço imensamente o convívio e o aprendizado ao lado desta equipe dedicada e talentosa que vem implementando políticas públicas de cultura cada vez mais inclusivas, democráticas, diversas e justas para toda nossa gente, em todo o Pará!", escreveu.

VEJA MAIS

image Governador Helder muda comando de hospital do Pará; saiba qual
Decretos com a saída e nomeação do novo diretor-geral da instituição foram publicados na edição desta quinta-feira, do Diário Oficial do Estado

image Governador Helder Barbalho muda comando de secretaria; veja qual
Decretos de nomeação e exoneração foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira

Desincompatibilização

Conforme informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os prazos para candidatos para se afastarem ou desincompatibilizarem do seu cargo variam conforme a função ocupada pela pessoa interessada em concorrer nas eleições e a vaga a qual ela pretende disputar. O cálculo considera a data do primeiro turno das eleições, que, neste ano, será no dia 6 de outubro. Os secretários municipais ou estaduais que pretendem concorrer a vaga de prefeito ou vice-prefeito devem se desligar do cargo quatro meses antes do pleito, ou seja, até o próximo dia 6 de junho. 

Mudanças

Além da exoneração de Ursula Vidal da Secult e nomeação dela em outro cargo, o Diário Oficial do Estado do Pará traz outras mudanças, feitas a partir da saída da jornalista da pasta. Bruno Chagas da Silva Rodrigues Ferreira, que era o secretário adjunto, passa a ser o titular da Secult, enquanto Luiz Maria de Jesus Soares Junior foi nomeado para o cargo de secretário adjunto. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA