MENU

BUSCA

TRE Pará rejeita realização de plebiscito sobre criação de municípios em Marabá, Viseu e Almeirim

Requerimentos haviam sido enviados pela Alepa, mas foram considerados “não conhecidos por falta da lei complementar federal”

O Liberal

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) votou durante a Sessão Administrativa realizada na manhã desta terça-feira (21), três requerimentos encaminhados em 2022, pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), referentes à realização de plebiscitos nos municípios de Viseu, Marabá e Almeirim, sobre a criação de novos municípios. Os pedidos foram considerados “não conhecidos por falta da lei complementar federal” que regulamente o tema. 

Conforme os requerimentos, a população dessas cidades deveria ser consultadas sobre o desmembramento dos distritos de Fernandes Belo (localizado em Viseu), Paraguatins (Marabá) e Monte Dourado (Almeirim) para criação dos novos municípios. O juiz eleitoral Edmar Silva Pereira foi relator dos três pedidos (Petição Civil nº 0600136-80.2022.6.14.0000; Petição Civil nº 0600143-72.2022.6.14.0000 e Petição Civil nº 0600167-03.2022.6.14.0000). 

VEJA MAIS

Alepa aprova realização de plebiscito sobre criação de sete municípios no Pará
Quatro das sete localidades em questão estão localizadas na região sudeste do Pará, em São Félix do Xingu e em Marabá

Alepa propõe seis plebiscitos sobre criação de novos municípios no Pará; veja quais são
Consulta à população atingida é uma das exigências para emancipação

Alepa recebe estudos de viabilidade para a criação de novos municípios paraenses
Documentos foram entregues por representantes de seis distritos do Estado; veja

Em nota, o TRE explicou que para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de novos municípios, a Constituição Federal prevê que o procedimento esteja de acordo com lei complementar federal e depende de consulta da população vinculada. Por causa da falta de lei complementar, os pedidos não foram conhecidos. 

Vários projetos de Decreto Legislativo apresentados pela mesa diretora da Alepa estabelecendo a realização de plebiscito criação de novos municípios foram aprovados ano passado pelos deputados estaduais. Porém, atualmente, essas localidades ainda dependem de uma lei complementar federal que regulamente a questão. Por isso, as demandas para criação de novos municípios não têm amparo legal. Mesmo assim, a Alepa tem procurado avançar com os processos para o caso da lei ser aprovada, adiantando uma das exigências, que envolve a consulta popular. 

O último município criado no Estado foi o de Mojuí dos Campos, desmembrado de Santarém. Dois plebiscitos sobre sua emancipação foram realizados, em 1995 e 1999. Porém, o resultado da consulta só foi validado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2009 e as eleições para escolha do primeiro gestor da localidade ocorreram em 2012.

Política