CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TRE do Pará orienta partidos políticos sobre mudanças no registro de candidatura

Reuniões com representantes dos partidos busca orientá-los sobre a utilização do novo sistema

O Liberal
fonte

Faltam menos de 100 dias para o primeiro turno das eleições 2026, marcado para o dia 4 de outubro. Neste segundo semestre, a preparação para o pleito se intensifica. Em reunião com representantes de partidos políticos nesta quarta e quinta-feira (1 e 2 de junho), o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE do Pará) repassou orientações sobre as principais mudanças envolvendo o registro de candidatura, durante a oficina sobre o novo Sistema – Módulo Externo (CANDex). De acordo com o TRE, a iniciativa integra o projeto Diálogos Partidários e busca preparar as agremiações para utilização da plataforma.

Veja mais

image 'Fake news' nas eleições: saiba como identificar notícias falsas e evitar desinformação
Cientista político da UFPA orienta eleitores a checar a veracidade de conteúdos antes do compartilhamento

image Prazo para propaganda partidária gratuita termina nesta terça
Em ano eleitoral, esse tipo de publicidade só pode ir ao ar no primeiro semestre

Pelo calendário eleitoral, de 20 de julho a 5 de agosto, os partidos devem realizar as suas convenções para definir coligações e escolher seus candidatos nas eleições de outubro. Com a definição dos nomes que irão às urnas, a data limite para o registro oficial dos candidatos na Justiça Eleitoral é 15 de agosto.

Durante a oficina, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará apresentou demonstrações práticas do funcionamento do novo sistema e abriu espaço para esclarecimento de dúvidas dos participantes. A atividade foi realizada no Auditório Ivan Mello, na sede do Tribunal, em Belém, reunindo mais de 50 representantes de partidos políticos divididos em duas turmas.

"O objetivo é tirar dúvidas e apresentar o sistema de maneira antecipada para evitar problemas na hora do preenchimento", declarou a secretária Judiciária do TRE do Pará, Rosiane Martinelli, durante as boas-vindas aos participantes. Segundo ela, esse é um projeto da gestão do desembargador José Maria Teixeira do Rosário, que trouxe uma nova vertente para a Secretaria Judiciária: "Não agir apenas quando o problema acontece, mas atuar também na orientação aos partidos políticos e evitar esses possíveis problemas”, acrescentou. 

O coordenador de Dados Partidários do TRE do Pará, Vespasiano Rubim, explica que o CANDex é o sistema em que as agremiações inserem os dados dos candidatos escolhidos em convenção, além de eventuais substitutos e vagas remanescentes. Segundo ele, essa é a principal ferramenta que os partidos têm para encaminhar esses dados. "Por isso, é importante que consigam utilizá-la da melhor forma possível para dar informações mais consistentes à Justiça Eleitoral”, frisou. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA