MENU

BUSCA

Técnica de enfermagem de Duque de Caxias nega ter aplicado vacina em Bolsonaro

O nome de Silvana Pereira consta do relatório da PF como tendo sido a profissional que aplicou a 2ª dose da Pfizer em Bolsonaro, conforme registro falso inserido no sistema do MS

O Liberal

A técnica de enfermagem da Prefeitura de Duque de Caxias, Silvana de Oliveira Pereira, de 36 anos, negou ter aplicado vacina no ex-presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao jornal O Globo. Segundo relatório da Polícia Federal, Silvana foi a profissional que teria aplicado a segunda dose da vacina da Pfizer em Bolsonaro em 14 de outubro de 2022, conforme um registro falso inserido no sistema do Ministério da Saúde em 21 de dezembro e desligado seis dias depois.

VEJA MAIS

Médico que fraudou vacina de bolsonaro é subordinado de ex-ajudante do político
Farley Vinícius Alencar de Alcântara é um dos suspeitos na investigação sobre fraude de vacinas de Bolsonaro

Bolsonaro não aparece na PF para depor sobre denúncias envolvendo cartão de vacinação
Depoimento havia sido marcado para as 10h desta quarta-feira

Bolsonaro nega adulteração no cartão de vacinação dele e da família: 'Nunca me foi pedido cartão'
Em entrevista após operação da PF na casa em mora, em Brasília, Bolsonaro reforçou que nunca tomou vacina. Segundo ele, Michelle se vacinou nos Estados Unidos

Silvana afirmou que, em outubro de 2022, estava atendendo na emergência da UPH Pilar, em Duque de Caxias, e não no Centro Municipal de Saúde, onde o registro apontava que Bolsonaro havia sido vacinado. Segundo ela, seu nome foi usado sem seu conhecimento no esquema de fraude investigado pela PF.

A investigação da PF aponta que registros de vacinação do ex-presidente e de sua filha caçula, Laura, foram inseridos no sistema do Ministério da Saúde em 21 de dezembro de 2022 e desligados no dia 27 sob a justificativa de “erro”. A suspeita é que, entre a inclusão e exclusão dos dados, Bolsonaro tenha emitido seu certificado de vacinação, a fim de que pudesse comprovar que estava imunizado, caso fosse necessário. A exclusão dos dados teria ocorrido para que ele mantivesse o discurso antivacina, que foi uma marca de seu mandato.

A suposta fraude teria sido possível por meio de um esquema montado na Prefeitura de Duque de Caxias, por onde os registros foram inseridos e excluídos do sistema da Saúde. Na época, Bolsonaro e seus familiares estavam prestes a viajar para a Flórida, nos Estados Unidos, onde passou uma temporada de três meses. A PF segue investigando o caso.

Política