MENU

BUSCA

'TCU tem que ensinar o gestor a não errar', diz Vital do Rêgo durante evento em Belém

Encontro reuniu gestores para discutir práticas inovadoras na administração pública

Bianca Virgolino | Especial O Liberal

Com foco no fortalecimento da administração pública e no desenvolvimento regional, o Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), promoveu nesta quinta-feira (15) o evento Diálogo Público Pará – Encontro de Ideias e Soluções. A programação foi realizada no Hotel Sagres, em Belém, e reuniu gestores municipais de diversas regiões do estado.

O encontro faz parte de uma série de eventos promovidos pelo TCU em diferentes estados brasileiros, com o objetivo de fomentar a atuação pedagógica e orientadora dos órgãos de controle, em diálogo direto com os responsáveis pela execução das políticas públicas.

Durante a abertura, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, defendeu um modelo de fiscalização baseado na parceria e na orientação aos gestores. “Queremos um controle parceiro, orientador, pedagógico, que caminhe junto — e principalmente — com os gestores que estão na linha de frente dos municípios. E a gente precisava mudar. O TCU tinha que ser, antes de ser um órgão punitivo, sancionador, um órgão pedagógico. Ele tem que ensinar o gestor a não errar”, disse o ministro.

VEJA MAIS

 

A programação seguiu com painéis temáticos ao longo do dia, incluindo debates sobre a COP 30, desenvolvimento sustentável na Amazônia, transferências especiais e contratações públicas. Na sexta-feira (16), a agenda continua com a oficina “Questões práticas sobre contratações públicas e prestação de contas – Edição Pará”, no auditório do TCMPA, voltada à capacitação de gestores quanto às exigências legais nas transições de mandato e nos repasses federais.

Política