CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF terá três aposentadorias até 2030; presidente eleito poderá indicar quase um terço da Corte

O número de indicações ainda poderá aumentar caso algum outro ministro opte por se aposentar antes da idade compulsória.

Estadão Conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) passará por uma mudança significativa de composição nos próximos quatro anos. Três dos 11 ministros da Corte atingirão a idade-limite para a aposentadoria compulsória, são eles: Luiz Fux, em 2028; Cármen Lúcia, em 2029; e Gilmar Mendes, no fim de 2030. Pela legislação atual, ministros do STF devem deixar o cargo ao completar 75 anos.

O calendário abre espaço para que o presidente eleito nas eleições deste ano indique, ao longo do mandato iniciado em 2027, os substitutos dos três magistrados. Juntas, as vagas equivalem a quase um terço da composição do Supremo. O número de indicações ainda poderá aumentar caso algum outro ministro opte por se aposentar antes da idade compulsória.

Depois desse ciclo, a próxima aposentadoria obrigatória será a de Edson Fachin, prevista para 2033. Os demais integrantes do tribunal, pela regra atual, poderão permanecer no STF por mais de uma década.

VEJA MAIS

image STF retoma sessão sobre relatoria e possível investigação sobre Moraes e Vorcaro
Na primeira parte da sessão, Fachin leu o relatório do processo e abriu espaço para os colegas que quisessem se declarar impedidos de participar do julgamento, o que foi feito por Nunes Marques e Dias Toffoli

image O que é 'pixuleco eleitoral'? Entenda o significado do termo usado por Gilmar contra Mendonça
O termo ficou conhecido durante a Operação Lava Jato, em 2015. Neste ano, Gilmar acusou Mendonça de conduzir o caso com "inequívoco viés político-eleitoral"

image Vocatória, suspeição e decano: o que significam os termos citados no julgamento do STF
Entenda o significado de expressões jurídicas usadas durante o julgamento do Caso Master

O Supremo, no entanto, já tem uma cadeira aberta desde a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso, em outubro de 2025. A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi rejeitada pelo Senado. Lula ainda não fez nova indicação para a vaga.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA